TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Proposta Pedagógica

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A instituiçao tem como missão tornar nossos educandos aptos a participar da sociedade a qual se insere, levando o conhecimento de forma prazerosa e que sejam os próprios condutores de seu próprio saber histórico, alem disso, desenvolver ao educando, assegurar- lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania, desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios o pleno domínio da leitura, da escrita, e do cálculo.

O estudo da Historia no Ensino Médio, tem como objetivo  possibilitar que os alunos sintam-se sujeitos históricos na construção do conhecimento e, com isso sejam capazes de atuar e projetar a partir dos parâmetros dessa condição na sociedade em que vivem. Dessa maneira, a metodologia de ensino constituindo o conjunto de métodos e procedimentos técnicos ou estratégias utilizando no processo de ensino e aprendizagem, proposta de ações, outra questão e a política educacional, o principio central e  o entendimento de que os profissionais da educação que exerce funções docente entendem também a estrutura administrativas dos sistemas educacionais seja em escolas ou outras instancias dos sistemas educacionais.

Assim, a avaliação se caracteriza como um processual contínua, participativa, diagnósticas e investigativa, onde o professor utiliza varios métodos para avaliar o aluno e suas dificuldades no ensino, dessa maneira a recuperação do aluno existe nas instituições definida como tempo de ensinar, e o tempo de avaliar e o tempo de recuperar. Afim de, construir o passado e transformá-lo em tempo próximo da realidade, visto que a historia é muito mais que explicar simplesmente os fatos cronologicamente, mas compreende-los a partir do seu próprio tempo.

4- ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE

  1. Nome do professor entrevistado?

 Maria de Lourdes Freitas.

  1. Ano que concluiu a graduação.

 A professora regente concluiu sua graduação em 1996.

  1. Possui curso de especialização? Área do curso de especialização.

Sim. Ela se especializou no curso de Educação Especial DM.

  1. Tempo de magistério e locais de atuação.

Seu tempo de magistério é de 23 anos no Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto e no Colégio Estadual Geremias Lunardelli.

  1. Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizados.

Sim. Os últimos cursos realizados foram o curso de capacitação Avaliação, Educação Especial PPP, Formação e Ação.

  1. Visão sobre o ensino de História no ensino médio.

Sua visão de ensino de história no ensino médio é a atuação da participação política, social e cultural, também democrática, tendo como objetivo, enfocar novos métodos, contribuir para a formação do docente: tornar os alunos críticos, caracterizar textos, ter uma visão do passado e presente, trazendo para o mundo de hoje.

  1. Rotina de trabalho nas aulas de História no Ensino Médio.

Sua rotina de trabalho nas aulas de História no Ensino Médio é preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala no dia-a-dia.

  1. Trabalha com mapas, imagens, vídeos (filmes/desenhos), músicas, livros didáticos, computador, internet, história em quadrinhos? Como?

A professora trabalha com vários objetos mediadores, mapas, imagens, computador, internet, livro didático, filmes, documentos, entre outros. Através de pesquisas, sempre um ponto de apoio, ou seja, o tema.

  1. Em sua opinião quais as diferenças existentes entre o ensino de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Quais as diferenças em relação à seleção e abordagem dos conteúdos?

A diferença existente está nos conteúdos a serem trabalhados, pois abordarão alguns temas não vistos no ensino fundamental.  A abordagem metodológica dos conteúdos para o ensino fundamental parte da história local do Brasil para o mundo; pretendem desenvolver a análise das temporalidades, mudanças, permanências, simultaneidades e recorrências e das periodizações. No ensino médio o confronto de interpretações historiográficas e documentos históricos permitem aos estudantes formularem ideias históricas próprias e expressá-las por meio de narrativas históricas.

  1. A escola realiza atividades no dia “20 de novembro” Dia Da Consciência Negra? Que tipo de atividades referentes a essa temática desenvolve com os alunos?

Sim. Uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Confecções de cartazes, pois, as ações pedagógicas estimulam a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e sobre a luta contra o preconceito e discriminação étnico-racial.

5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO)

Diário de observação 1:        

Nome da escola: Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto.

Série/ano: 1º ano B

Datas das 6 aulas observadas: 30/08/13, 04/09/13 e 06/09/13.

Turno das aulas observadas: (  )MAT  ( )VESP (x )NOT

Aulas geminadas: (X) SIM (  ) NÃO

Nome do professor regente: Maria Lourdes de Freitas

Na primeira e segunda aula, a professora inicia sua aula apresentando o tema “A civilização chinesa’’ através do livro didático ela aborda o tema onde os alunos acompanham a leitura sobre a formação da China e o primeiro imperador. Segundo pesquisadores, os primeiros grupos humanos a se fixar em aréas que hoje fazem parte do território da China teriam chegado ali há cerca de 30 mil anos. Por volta de 7000 a.C, surgiram na região as primeiras aldeias à margens dos rios. Nesses povoados, teve início a prática da agricultura, principalmente o plantio de arroz. Foi no vale do rio Amarelo, no norte da China, que a agricultura mais se desenvolveu. Isso levou à formação de muitas comunidades, aos poucos, esses povoados se transformaram em pequenos Estados dos governados por chefes cujo poder era transmitido por meio de laços familiares.

Dessa forma, ela utiliza varias imagens da Civilização Chinesa fazendo com que os alunos através das imagens compreendem ainda mais o fato, sem falar na participação que ocorreu dos alunos, surgiram varias perguntas e contribuições, mostrando interessados na aula.

Já no final da aula a professora deu um trabalho individual, duas imagens, onde eles tinham que analisar e comparar cada imagem, a fim de avaliar o aprendizado de cada aluno.

Na terceira e quarta aula, A professora regente inicia a aula abordando o tema “A formação do Estado moderno” onde ela mostra um vídeo. O rei fortalece seu poder a explosão comercial e urbana iniciada no século XI na Europa ocidental, como vimos ao surgimento de um novo grupo social: a burguesia, formada principalmente por mercadores. Entretanto, a fragmentação politiva e econômica dos reinos em feudos dificultava a expansão dos negócios. Os burgueses procuraram se aproximar dos reis, em busca de ajuda. Alguns monarca, interessados em ter acesso ao dinheiro da burguesia, passaram a adotar medidas em favor desse grupo social. Dessa forma, o rei foi deixando pouco a pouco  de ser mais um senhor feudal entre muitos. Na qualidade de árbitode disputas e protetor de certos grupos sociais, seu poder tornou-se cada vez maior. Essa mudança foi lentamente acompanhada de alterações importantes no sistemas de lealdades. As pessoas que no alge do feudalismo deviam prestar em primeiro lugar lealdade ao senhor feudal ao qual estavam ligadas voltavam- se agora para o rei, que passava a ser o principal destinário de sua lealdade. A professoa aborda também na aula: A Inglaterra sob os normandos, o poder real na França, Cristão x mouros, Portugal: de condado a reino e o nascimento da Espanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com