TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade III – Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização

Por:   •  10/5/2019  •  Dissertação  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.578 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE III

SIMONE DA SILVA BRAVO e RGM: 17323380

        

São Paulo

2018


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

Unidade III – Natureza e Sociedade, Iniciação à alfabetização e letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico

Na Unidade estudada foram apresentados três temas importantes para a prática da educação das crianças, previstos no Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RNCEI), sendo um dos temas o ensino da Natureza e Sociedade, através do qual são abordados temas referentes às matérias História, Geografia e Ciências, trazendo aos discentes uma noção de vida em sociedade, a iniciação do contato e do conhecimento do meio ambiente, da cultura e da diversidade, assim, fomentando a formação de alunos que busquem a reflexão e a pesquisa como forma de adquirir conhecimento.

O segundo tema abordado foi a iniciação à Alfabetização e Letramento, tal tema mostra-se ferramenta essencial para desenvolvimento da capacidade de comunicação das crianças, formando uma base sólida para a alfabetização propriamente dita e estabelecendo também, em especial, um parâmetro de importância sobre o valor social da alfabetização.

Ao final, foi abordado o tema Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico, através do qual o docente inicia o aluno no conhecimento da Matemática, que se mostra relevante caminho a ser percorrido para o desenvolvimento do raciocínio lógico e as suas relações em diferentes situações cotidianas.

Os temas propostos constituem importantes contribuições para o trabalho do professor de Educação Infantil, e foram apresentados trazendo modelos de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos, não obstante, no que se refere ao Letramento, pode-se observar que é uma ferramenta essencial ao aprendizado à medida que tal atividade leva a criança a interagir socialmente através da prática social letrada, observa-se que no vídeo de apoio ao material que explora a matéria a professora desenvolve atividades matemáticas que não apenas ensinam aos alunos para que servem os números, mas que ensinam também as finalidades do aprendizado e a interação social que decorre de tais atividades, assim, as crianças aprendem matemática também estabelecendo parâmetros de interação no ambiente em que convivem, seja em sala de aula, como no caso estudado, através da prática de atividades nas quais interagem com o ambiente, com as demais crianças da sala, com os números e símbolos utilizados, bem como observam e desenvolvem tais habilidades de compreensão em casa, na igreja ou nos demais locais que frequentam, tornando-se, assim, o letramento, em meio importante de inclusão social das crianças através da alfabetização e desenvolvimento da consciência social.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil. v.3. Brasília, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com