TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vermelho como o céu

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

Ao assisti ao filme "Vermelho como o Céu", cuja história baseada em fatos reais, retrata a vida de um menino italiano, Mirco, que e ativo, dinâmico, com uma boa estrutura familiar, sendo sempre tratado com carinho e atenção.

Mirco, porém, acaba sendo acometido de um acidente doméstico ao brincar com a espingarda do seu pai, ocasionando a perda gradativa de sua visão. Ele é obrigado por conselho medico e por força da lei vigente, a frequentar uma escola especial para cegos, longe de sua família, tendo que se adaptar ao "novo" mundo, mas não aceitando a sua recente condição. Nesse ponto, é notório como um sistema rígido de educação tolhe todo o processo de criatividade e ação da criança.

E justamente pela inquietação, Mirco desenvolve novos sentidos e os usando como meio de superar a cegueira, achando meios de extravasar a sua criatividade nata, sendo esse comportamento interpretado como indisciplinar e rebelde pelo diretor local e sendo punido por isso.

As descobertas de Mirco logo despertam a curiosidade e o entusiasmo dos demais alunos do internato, levando permitindo que eles vivenciassem uma sensação de liberdade e desenvolvimento do potencial criativo que muitos nunca tinham sentido antes.

Aliado a isso, Mirco consegue estabelecer parceria com antigos internos da instituição e também com um professor, que acaba sendo grande incentivador dessa nova possibilidade sensorial das crianças, desse modo os métodos tradicionais da escola e sua existência como um local de segregação social sofrem severos questionamentos. Evidencia também, os primeiros passos do debate ao ensino inclusivo na Itália, como o fechamento da instituição ocorrida em 1975.

Esse filme foi uma grande lição de vida. Não por evidenciar apenas a superação de um menino, mas por evidenciar a criança como ela é, de corpo e alma presente, predisposta a viver com suas facilidades e dificuldades. Ele cria, inventa, conhece e usa todos os seus sentidos para isto.

O ápice do filme trata-se da apresentação de final de ano da instituição, a qual é assistida pelos pais dos internos, que são previamente vendados e acomodados para que sentisse a apresentação e não a visse, possibilitando uma aproximação tocante dos familiares, a condição dos seus filhos, proporcionando o aguçamento do sentido sonoro.

Concluo que a inclusão, o respeito pelo próximo, não pode ser traduzida apenas de uma maneira, no discurso, mas sim em sentindo amplo observando cada especificidade e que deve ser foco constante em nossos debates a fim de constantemente buscarmos uma educação que seja efetivamente inclusiva, em todos os aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com