TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vice Presidência de Educação Superior a Distância

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Coordenador – Curso de Ciências Biológicas

Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)

Coordenadora – Curso de Pedagogia

ProfªDrªJemima Fuentes (IBRAG-UERJ)

Tutores à Distância:

ProfªMSc. Andreia Alves Soares

ProfªMSc. Natalia Collares de Moura da Rocha

Profa. MSc. Roberta Guedes

ProfªDra. Sheila Soares de Assis

AD1

Em 10  de julho, o jornal  Folha de São Paulopublicou matéria com a seguinte manchete: Casos de sarampo expõem Rio a risco de surto após 18 anos. (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/casos-de-sarampo-expoem-rio-a-risco-de-surto-apos-18-anos.shtml).

Antes de começar a atividade.....................

Você percebeu que a fonte da matéria que serviu como base para esta AD foi mencionada? Isso não é à toa. Consiste em dar crédito a quem realizou o trabalho. Por isso temos as citações bibliográficas, comumente denominadas “referências bibliográficas”.

Não deixe de dar o merecido crédito às fontes que você utilizar para esta atividade. Aliás, faça isso em qualquer atividade acadêmica que você realizar, afinal, os autores merecem ser reconhecidos pelo seu trabalho, não é?

Existem regras para que façamos as citações de trabalhos utilizados para desenvolvermos nossas atividades acadêmicas e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são as mais comumente utilizadas. Se familiarize com elas em https://www.normaseregras.com/normas-abnt/citacao-direta-indireta/

Em suas práticas pedagógicas, a escola adota sistematicamente uma visão reducionista de saúde, enfatizando os seus aspectos biológicos. Mesmo ao considerar a importância das condições ambientais mais favoráveis à instalação da doença, a relação entre o “doente” e o “agente causal” continuou — e continua até hoje — a ser priorizada. Nessa linha, por exemplo, sabe-se que o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida pelo contato direto com secreções do paciente (espirrando, tossindo ou falando), pela mão (tocando objetos contaminados e levando a mão à boca ou nariz) e pelo ar (em ambientes fechados, como salas de aula). Com base nos estudos das aulas de Educação em Saúde, vamos nesta avaliação executar ações/práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano na Educação Básica, que poderiam ilustrar um ensino pautado na perspectiva interdisciplinar.

1) Elabore um panfleto contendo informações sobre como é feita a transmissão da doença, a importância da vacinação e qual o esquema de vacinação adotado atualmente para o sarampo, incluindo a identificação de postos de vacinação em seu município (ou bairro). VALOR 4,0.

Assis te al. (2013) realizaram uma excelente análise sobre materiais de divulgação com base em critérios de estrutura, formatação, conteúdo, linguagem e ilustrações, a partir de perspectiva pedagógica construtivista. Para fazr seu panfleto, você deve consultar o artigo, disponível em https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2474/1874

2) Elabore um slide em powerpoint, que possa ser utilizado como cartaz em uma escola, contendo os sintomas que caracterizam a doença e que medidas adotar ao notar os primeiros sintomas. VALOR 2,0.

3) Proponha um jogo de tabuleiro simples (contendo partida – 20 a 30 casas – e chegada, conforme modelo hipotético apresentado a seguir) que apresente 4 práticas adequadas para se evitar o sarampo (marcadas em verde - que contabilizarão avanço de casas para o jogador) e 4 práticas associadas a disseminação da doença (marcadas em vermelho - que contabilizarão retrocesso de casas ao jogador). VALOR 4,0

MODELO HIPOTÉTICO DE JOGO DE TABULEIRO

(o jogo que você irá propor  não deve ser igual a esse)

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com