TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire: Biografia e Obras

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Paulo Freire: Biografia e Obras

Paulo Freire nasceu em 1921 em Recife, em uma família de classe média. Formou-se em direito, mas não seguiu a profissão, optando para a vida profissional do magistério. Em sua primeira experiência alfabetizou mais de 300 pessoas.

Foi um pensador pedagógico contemporâneo que priorizava a liberdade e a ética. Ele via a sociedade dividida em classes, ou seja, um pequeno grupo era privilegiado enquanto a maioria não possuía direitos iguais. Com base nisso, Freire buscava concretizar a vocação humana de “ser mais” e ir em busca da liberdade. Respeitava as opiniões alheias, era uma pessoa muito respeitosa. Acreditava também que todos deviam lutar por possíveis mudanças, participar da história, da política, da cultura. Para ele a educação era uma forma de tornar a sociedade mais justa e igualitária.

Freire se preocupava muito com o grande número de adultos analfabetos. A partir de uma pesquisa de vocabulário da população local, Freire desenvolveu o método referente ao trabalho da alfabetização. Depois de certo tempo, viajou aplicando o seu método de ensino para diversos países e publicou os seus livros em diversos idiomas. Praticamente, dedicou sua vida inteira a atividades pedagógicas, como escritor e professor.

Entre suas principais obras, destaca-se a Pedagogia do Oprimido, onde ele relata a luta do homem por sua libertação, humanização. Nessa obra procura conscientizar o professor sobre a importância de problematizar a realidade dos alunos e desenvolver um processo de busca a liberdade, demonstrando assim, que se deve lutar como humanos e não como “simples coisas” ou objetos sem opinião e sem voz.

Outra obra importante é a Pedagogia da Autonomia, que tinha como proposta pedagógica as práticas do professor em sala de aula. Freire era antiautoritário, em que alunos e professores pudessem aprender e ensinar juntos, debatendo as ideias. Em sua obra critica o ensino “bancário”, em que o professor devia ensinar o aluno a “pensar certo”, a criticar, a ser curioso, a pesquisar, e acima de tudo respeitar o saber do aluno.

Ressalta que para um professor ensinar é necessário que ele esteja convicto de que mudar é possível e que ninguém pode estar no mundo de forma neutra. A opinião e a crítica construtiva devem existir, mostrando assim que é possível intervir na realidade e, consequentemente, acrescentar.

Na atualidade, é possível encontrar diversas escolas que debatem e questionam as ideias de Freire, porém, poucas dessas colocam em prática o método escrito e aplicado por ele. Mesmo com esse método, muitos professores ainda levam a ideia de que os conteúdos são mais importantes do que as vivências trazidas pelo aluno, percebem ele como um ser que necessita inserir conhecimentos, sem se preocupar com o conjunto dos fatores que constituem a sua história.

Portanto, pode-se notar que, a teoria é muito mencionada, porém pouco aplicada. Acreditamos que, os professores entre si devem colaborar mais uns com os outros, dividindo experiências e aprendendo mutuamente. Vale ressaltar que, o professor pode e deve criar a sua própria vivência e colocá-la em prática, mas deve também aceitar e estimular a crítica do aluno, estimulando-o a ser um ser crítico, curioso e que se impõe e agrega no mundo em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com