TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygostki: O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  4.020 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1

O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança

Inicialmente o comportamento humano era comparado a botânica, com o passar dos tempos esse paradigma foi abandonado e as tentativas de respostas sobre crianças passaram a ser buscadas nas experimentações em animais.

Nos estudos sobre inteligência pratica, é de suma importância os trabalhos de Wolfang Kohler, alguns de seus experimentos foram realizados com macacos antropóides. Buhler considerava que a inteligência pratica em macacos e em crianças era manifestada quase que idênticas. Buhler em seus experimentos viu que a atividade pratica da criança pequena antes do desenvolvimento da fala é igual a dos macacos antropóides.

O momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual ocorre quando a fala e a atividade pratica convergem. Pois para a criança sua fala é tão importante quanto seus atos para alcançar um objetivo, através da fala o problema e depois executa a solução elaborada por meio de uma atividade visível.

Capitulo 2

O desenvolvimento da percepção e da atenção

Estern constatou que o estagio em que as crianças percebem objetos isolados precede o estagio em que elas precedem ações e relações. A percepção dos objetos reais surge em idade precoce é um aspecto especial da percepção humana, por isso entende se que o mundo não é visto somente em cor e forma, mas como um mundo com sentido e significado.

Já abordando o processo de decisão nas crianças não se assemelha ao dos adultos, a criança resolve sua escolha através do movimento, o uso dos signos torna possível novos tipos de comportamentos, a partir daí a criança tornam se capaz de dominar seu movimento.

A criança começa a dominar sua atenção com auxilio da fala, com a fala a criança cria um campo temporal o qual é real e perceptivo, assim a atenção da criança engloba uma série de campos perceptivos.

Capitulo 3

O domínio sobre a memória e o pensamento

Estudos comprovam que há dois tipos de memória, um deles dominante nos povos iletrados chamada de memória natural, esse tipo de memória esta muito próxima da percepção.

Toda forma de comportamento pressupõe uma reação direta que pode ser representada pela fórmula ( S --> R), porém a estrutura de operações com signos requer um elo entre estímulos e respostas (signos) que age sobre o individuo.

No primeiro estágio pré escolar a criança não é capaz de controlar seu comportamento pela organização de estímulos especiais.  O segundo estágio caracterizado pela predominância dos signos externos. No terceiro estágio os coeficientes tornam se praticamente iguais, o comportamento continua mediado.

A atividade de utilização dos signos de algo que não é uma operação desse tipo somente após uma série de transformações qualitativas. Dentro do processo de desenvolvimento podemos distinguir duas linhas diferentes de desenvolvimento, de um lado os processos elementares de origem biológica; de outro as funções psicológicas superiores de origem sócio-cultural.

Com a mudança no nível do desenvolvimento ocorre a mudança no caráter das funções com a ajuda dos quais ocorre à lembrança. A memória é a característica definitiva dos primeiros estágios do desenvolvimento cognitivo. A essência da memória está no fato de os seres humanos serem capazes de lembrar com a ajuda dos signos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com