TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À Importância Da Literatura No Ensino Fundamental

Por:   •  9/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

pedagogia

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Caldas Novas-GO

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

INTRODUÇÃO (apresentação do tema)

O tema escolhido para esse projeto educativo foi à importância da literatura no Ensino Fundamental para a aprendizagem significativa, onde se pretende abordar de modo mais profundo como a leitura pode auxiliar os alunos na aquisição da aprendizagem em relação a escrita e a leitura.

Por meio de atividades que envolvem a leitura os alunos podem se sentir mais propícios a aprendizagem significativa, uma vez que lendo ou ouvindo alguém ler, eles têm maior interesse em aprender o que está escrito nos livros. A literatura disponível hoje nas escolas e em outros contextos sociais são as mais diversas e tem a função de levar a criança a querer aprender a ler para descobrir o que está escrito nos livros.  

Os laços entre a literatura e a escola surgem com características pedagógicas, por meio dos quais a literatura tem a finalidade de instruir e formar o caráter da criança, ainda hoje em muitas instituições de ensino essa visão se perpetua. Além dessa ligação com o pedagógico, há também a preocupação em estimular os consumidores das obras impressas.

Os livros se configuram como um importante elemento que chama a atenção das crianças no ambiente escolar. Desde cedo elas se sentem atraídas pelas figuras e letras que neles estão impressas. Sabe-se que as crianças têm forte ligação com os livros de Literatura Infantil, pois esses divertem, estimulam a imaginação, desenvolvem o raciocínio e permitem uma melhor compreensão do mundo.

Para que as crianças tenham acesso a essa infinidade de conhecimentos faz-se necessário que dominem o processo da leitura, processo este que está intimamente ligado à educação escolar.

Dessa maneira as possibilidades que o uso da Literatura Infantil pode colaborar no processo de alfabetização são linhas norteadoras que podem e devem estar presentes no cotidiano escolar das crianças desde muito cedo. Deve-se lembrar de que a partir do momento que a criança entra em contato oral com o universo literário já inicia o desenvolvimento das habilidades que a tornarão um leitor eficiente.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Compreender as principais dificuldades de aprendizagem da escrita e leitura no processo de alfabetização: alunos do 1º ano Ensino Fundamental.

Objetivos específicos

- Relacionar o que é leitura e escrita.

- Selecionar o referencial teórico que dará embasamento á pesquisa;

- Identificar a partir da pesquisa bibliográfica as principais dificuldades da escrita e leitura neste processo de alfabetização.

- Discutir alternativas metodológicas para o enfrentamento das dificuldades da leitura e escrita.

PROBLEMATIZAÇÃO

É imprescindível perceber o quanto a literatura desempenha um papel relevante para a capacidade leitura do aluno, auxiliando também no processo de aquisição da escrita.  Por meio da leitura de diferentes gêneros textuais o aluno aprende de modo mais completo a inter-relacionar seus conhecimentos de mundo, de acordo com o que ler escuta.

Ademais, as estratégias requerem tanto consciência dos objetivos perseguidos como autocontrole em relação ao comportamento executado para o alcance do objetivo, avaliando-o, supervisionando-o ou modificando-o.

As estratégias de leitura são capacidades cognitivas de ordem mais elevada e intimamente ligadas à meta cognição. Elas permitem uma atuação inteligente e planejada da atividade de leitura, já que, enquanto ações meta cognitivas, permitem conhecer sobre o próprio conhecimento.

A escola deve ser o ambiente maior de oferta de livros de variadas formas, cores e histórias que levem a criança a outros universos através da leitura.  Para que atividades envolvendo a literatura infantil faça sentido para o aluno, o professor precisa desenvolver estratégias que sejam adequadas para a faixa etária do aluno e que supram suas necessidades de aprendizagem.

Hoje em dia a escola costuma oferecer atividades de leitura de modo descontextualizado e tradicional, que não chamam a atenção das crianças, fazendo-o perder o interesse pela leitura.

Sem falar no fato de que grande maioria das crianças só tem contato com os livros na escola, já que em casa costuma m se entreter com recursos tecnológicos, tais como televisão, celular, videogame, entre outros. Pensando em como introduzir a leitura de modo significativo no ambiente escolar, surge algumas questões que deram origem problematização desse projeto: como a escola pode desenvolver ações e estratégias metodológicas que incentivem o uso da literatura infantil como método de ensino? Como a literatura infantil influencia no processo de leitura escrita?  

Também a partir do planejamento e execução desse projeto busca-se elucidar alguns assuntos concernentes a leitura  de modo claro e objetivo, verificando como a literatura beneficia as práticas escolares de leitura e escrita.

Vale ressaltar que para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a informação do leitor - letrado? A parceria da escola e a família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista a formação de leitores apaixonados por livros?


REFERENCIAL TEÓRICO

O ato de ler é condicionado pela escrita, ou seja, para aprender a ler e a escrever, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual. Ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.

As crianças vivem em contato com vários tipos de escrita no seu dia-a-dia. Então cabe ao professor, juntamente com os alunos, refletir sobre as possibilidades da escrita, e observar que marcas muito individual restringem a possibilidade de leitura e que, para facilitar a comunicação entre todas as pessoas de uma sociedade, é que se estabeleceu um código, se convencionou um desenho para as letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com