TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À formação continuada para professores

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

O presente trabalho abordará alguns capítulos, referente à formação continuada para professores. Além disso, falaremos sobre a visão simplicista que infelizmente banaliza o ensino de Ciências.

Discutiremos também, temas como: Análise critica da formação atual, a proposta de reestruturação do estudo de formação, os questionamentos às ideias docentes de senso comum sobre o ensino e aprendizagem das Ciências, entre outros.

Faremos menção de temas que consideramos de extrema relevância para a compreensão da formação do professor de ciências bem como seus desafios no caminho trilhado por esse profissional.  

 O desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica para que pudéssemos analisar temas pertinentes ao âmbito das Ciencias.

Ao perguntarmos a um professor formado ou já, em atividade que opine sobre o que nós professores de ciências temos que conhecer sobre um sentido mais profundo e amplo do saber e saber fazer, para obter êxito, mas em geral, nossas respostas são pobres e não há muito conhecimento que a pesquisa pede hoje  como fundamentos  básicos.

Esse fato pode ser visto como um resultado de pouca intimidade dos professores de ciências com o avanço das pesquisas e inovações didáticas, podendo ser interpretados como algo muito simples, basta um bom estudo da matéria. Como consequência, concluímos que nós professores de ciências não só somos carentes de uma boa formação, como não somos cientes de nossas insuficiências, como resultado de nossas ações pecamos na formação de alunos e professores.

O resultado é diferente quando esta questão é trabalhada por equipes de professores  nas perspectivas de um bom trabalho de formação, pois nesse grupos concentra-se um  número de conhecimentos necessários apontados pela pesquisa, e assim se afasta de visões simplistas. O importante para  obter uma boa formação dos professores de ciências é orientar, dirigir a pesquisa de forma funcional e efetiva para a transformação de suas concepções iniciais.

Vale ressaltar a coerência básica das propostas dessas equipes de professores com aquelas obtidas pelo trabalho de investigação, é claro que as contribuições desses grupos não possuem clareza nem aprofundamento nas publicações dos pesquisadores. Além disso, esta pesquisa não se restringiu só em conhecer a matéria, mas se baseia no construtivismo, no caso do aluno na resolução de situação problema, que o leva a buscar soluções para essas problemáticas, e acaba resultando diretamente na formação do professor.

O professor deverá desempenhar a atividade inovadora pesquisadora dos professores, da mesma forma refletindo sobre a importância de uma reflexão como a que propõe a questão, dos estudos que centravam se nas características do bom professor ou nas diferenças entre bons e maus professores. Esse conjunto de conhecimento e destrezas proporciona uma visão rica e complexa da atividade docente que ultrapassa em alguns aspectos do que costumamos indicar como grandes objetivos da formação de professores.

O certo é que tem de existir um trabalho coletivo em todo processo de ensino aprendizagem, da preparação das aulas até avaliação, dessa forma as atividades deixariam de serem obstáculos e um fator de desânimo para ser um convite a romper com a aceleração de um ensino monótono, e isso sem dúvida se trata de orientar tal tarefa docente como um trabalho coletivo de inovação, pesquisa e formação permanente.

]Lili

Na tentativa de fundamentar as necessidades formativas do professor verificou-se que deve existir uma profunda e real mudança didática, onde docente seja capaz de apropriar-se do conhecimento. Para que isso ocorra, o professor precisa ter sua preparação profissional, plenamente suprida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com