TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de Atuação do Pedagogo Escolar

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DE PARANÁ

Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico IV

Professor: Lorivaldo Nascimento

Acadêmico: Eduardo Benjamín Astorga

Tema: Áreas de atuação do pedagogo escolar

A questão da preocupação em capacitar profissionais para atuar como articuladores do processo pedagógico é relativamente nova, foi a partir da Lei Complementar 103/04, que trata do Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, que estabelece em seu Cap.III, Art. 4º, item V o conceito fundamental de professor, alterando a nomenclatura dos especialistas.

Segundo a referida Lei, Professor: servidor público que exerce docência, suporte pedagógico, direção, coordenação, assessoramento, Supervisão, orientação, planejamento e pesquisa exercida em Estabelecimentos de Ensino, Núcleos Regionais da Educação, Secretaria de Estado da Educação e unidades a ela vinculadas (PARANÁ, 2004 apud FREITAS).

Com a realização do Concurso Público para o provimento de vagas no cargo de Professor Pedagogo, do Quadro Próprio do Magistério, atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, se descrevem como atividades do cargo de Professor Pedagogo nos Estabelecimentos de ensino da Educação Básica da Rede Estadual do Paraná, no Edital nº. 10/2007 da SEED. 

Entre ditas atividades pode-se encontrar:

- Coordenar a elaboração coletiva de documentos escolares levando em conta a legislação vigente. 

- Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico.

- Elaborar propostas para intervir na realidade da escola. 

- Sistematizar junto à comunidade escolar atividades voltadas vamos efetivar o processo de ensino aprendizagem, garantindo o atendimento às necessidades dos educandos. 

- Participar na elaboração de projetos de formação continuada de todos os profissionais da escola. 

- Analisar projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola. 

- Coordenar a organização do espaço-tempo escolar. 

- Coordenar o processo

Coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar, garantindo a participação democrática de todos da comunidade escolar e assim também das relações e de acesso ao saber da comunidade escolar. 

- Orientar a comunidade escolar na proposição e construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora. 

- Participar do Conselho escolar, subsidiando teórica e metodologicamente as

discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar. 

- Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais. 

Entre outras funções. 

Podemos entender que esta visão que promove uma função generalista do pedagogo tenha uma coligação com as políticas neoliberais dos tempos atuais. A existência de um profissional polivalente, eficiente, que atende, entende e lida com as dificuldades de seu serviço e de outros na conjuntura estabelecida, evitará custos de mão de obra pela consequente redução do número de funcionários nas escolas. Certamente vai refletir na organização escolar que tem a tarefa de contemplar todas as exigências próprias das instituições de ensino, com o menor número de funcionários possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com