TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É POSSÍVEL INDICAR PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE OS AUTORES? APRESENTE-OS

Por:   •  4/4/2020  •  Ensaio  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

É POSSÍVEL INDICAR PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE OS AUTORES? APRESENTE-OS 

2.3 - “A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura.  Este fato é tão verdadeiro nas sociedades complexas com um alto grau de especialização, quanto nas simples, onde a especialização refere-se apenas às determinadas pelas diferenças de sexo e de idade.” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura – um conceito antropológico. RJ: Jorge Zahar, 2005.). A participação do indivíduo dentro da sua própria cultura é, e sempre será limitada, devido a algumas limitações impostas por seus próprios participantes Não existe a possibilidade de um individuo dominar todos os aspectos de sua cultura, porém deve existir um mínimo de participação na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da sociedade..

2.4 “ A coerência de um habito cultural somente pode ser  analisada a partir do sistema a que pertence.”    Segundo o autor, todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendência mais comum é de considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.

2.5 “cada sistema cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir.” Para Laraia existem dois tipos de mudança cultural: uma que é interna, resultante da dinâmica do próprio sistema cultural, e uma segunda que é o resultado do contato de um sistema cultural, é que ambas precisam ser  compreendidas e respeitadas.

Apresente  o posicionamento do autor sobre o conceito de cultura e como ele explica a cultura brasileira a partir da leitura do artigo "Você tem cultura?" e da visualização do vídeo "Roberto da Matta explica o Brasil. Carnavais, malandros e heróis"

É POSSÍVEL INDICAR PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE OS AUTORES? APRESENTE-OS 

Ao ler o artigo, percebe-se que o autor traz o conceito científico de cultura para desmistificar o emprego usual do termo usado em nosso cotidiano, partindo, dessa ideia, para ressignificar e esclarecer as noções básicas sobre cultura. É possível entender, deste modo, que cultura é muito mais do que simplesmente um amontoado de saberes acerca de um determinado fator, pois o autor explica que “todas as formas culturais de uma sociedade são equivalentes e, em geral, aprofundam algum aspecto importante que não pode ser esgotado completamente por outra subcultura.” (1981.p.2) . Em relação a cultura brasileira o autor apresenta o  dilema entre os aspectos autoritários, hierarquizados, malandreados e violentos da sociedade brasileira porem em um na busca de um mundo harmônico e  democrático nesta mesma sociedade. O lado autoritário e hierarquizado da sociedade brasileira tem, para Roberto da Matta, pelo menos três dimensões distintas. Uma é a existência de uma ordem formal, baseada em posições de status e prestígio social bem definidos, onde não existem conflitos e onde "cada um sabe o seu lugar". A outra é a existência de uma oposição sistemática entre o mundo das "pessoas", socialmente reconhecidas em seus direitos e privilégios, e um universo igualitário dos indivíduos, onde as leis impessoais funcionam como instrumentos de opressão e de controle ("para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei"). A terceira é o mundo do sagrado, onde se opera uma suposta equalização da sociedade, já que todos são filhos de Deus, mas ao mesmo tempo são mantidas estruturas claramente hierárquicas de santidade. Segundo o antropólogo,   (...)cultura não é simplesmente um referente que marca  uma  hierarquia  de  “civilização”,  mas  a  maneira  de  viver  total  de  um  grupo,  sociedade,  país  ou pessoa,  (...)Por outro lado, cultura não é um código que se escolhe simplesmente. É algo que está dentro e fora de cada um de nós.(1981- P.2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com