TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na profissão de pedagogia

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE TECNOLOGIA

ENGENHARIA QUÍMICA

SOCIOLOGIA DO TRABALHO E ÉTICA

ÉTICA NA PROFISSÃO

Discente:

Francinara Neves Rodrigues Matricula: 21457690

MANAUS - AM

2014


ÉTICA NA PROFISSÃO

A ética lida com aquilo que pode ser diferente do que é. Quando nos relacionamos com o mundo tanto interpessoal quanto os objetos da própria natureza, nós percebemos que nossas ideias, nossas escolhas, nossas liberações tem um papal, elas podem mudar o nosso comportamento. Portanto a reflexão sobre nossas ações e a própria realização de determinadas ações e não de outras, pode ser denominada ÉTICA.

A ética funciona como um filtro, como se impedi-se, em alguma medida, que aquilo que nos aconteça nos proponha espontaneamente um sentimento de medo, numa situação de perigo por exemplo determine sem mediação aquilo que faremos ao agir no mundo. A ética opera como um filtro que modula e modera o apelo dos estados mentais em relação aos quais somos passivos, de modo a atenuar seu poder sobre nossas ações por exemplo impedindo que, numa situação de perigo coletivo, cada um se entregue cegamente ao impulso de sobrevivência.

Questões que envolvem convivência familiar, no trabalho e na sociedade estão sempre ligadas a valores morais e éticos. As pessoas pensam muito em relação ao querer, se quero atuar conforme as leis morais ou de acordo com minha conveniência, de acordo com a minha crença sempre pensando no melhor para si. Pois, na sociedade, em alguns comportamentos fica visível a questão do “o que melhor convém para mim”. Nos dias atuais, presenciamos muito a falta de valores éticos e morais. Dificilmente vemos alguém preocupado com o outro, com o próximo. É preciso trabalho dentro das pessoas o senso crítico, o saber respeita a opinião do próximo, e o pensamento do bem de todos, e isso se começa dentro do ambiente familiar é na família que damos os primeiros passos e recebemos as primeiras noções de valores morais e éticos, formamos nosso caráter e desenvolvemos nossa personalidade, trabalhando esses valores em ambiente familiar é que constituiremos uma boa convivência em sociedade.

Considerando os princípios morais e éticos em relação a ética cívica temos que ter a consciência daquilo que estamos passando e das nossas próprias atitudes. Somos responsáveis pelos exemplos transmitidos, pela ações cometidas. Temos que nos acostumar a reflexão de boas práticas conciliando a ética cívica com os nossos valores adquiridos com a nossa crença, a prática de se colocar no lugar do outro, do ditado que diz: “não façamos para os outros, o que não queremos que


façam para nós”. Devemos ter consciência do que falamos e para quem falamos; do que fazemos e porque fazemos; do que podemos fazer e como queremos fazê-lo. Temos a consciência de que é muito difícil sermos éticos a todo o momento, durante as vinte e quatro horas do dia. Mas, não podemos usar isso como pretexto para continuarmos agindo com a falta de princípios morais, fugindo dos valores da ética cívica. Podemos pensar: quais são os benefícios das nossas atitudes corretas e, as consequências das atitudes menos corretas; sobre os comportamentos sociais e cuidados com o próximo; formação de indivíduos que não sejam tão individualistas, que cultivem o bom relacionamento.

‘A Ética profissional começa com nossa reflexão sobre nossa escolha profissional e deve ser iniciada antes da prática profissional. Ao escolher uma profissão, todo pessoa passa a ter responsabilidades e deveres profissionais obrigatórios, deveres esses que devem ser praticados de acordo com a crença de cada um. É necessário ter o senso critico a humildade de saber receber opiniões e ideias de outras pessoas na área de trabalho e saber trabalha de forma coerente sabendo respeita o espaço de cada um. Ser ético no local de trabalho é basicamente aprender a agir sem prejudicar os demais, pensando também na felicidade e alegria de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com