TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Para Durkheim, “[...] é a sociedade que faz o individuo e o faz a sua imagem e semelhança”

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  2.925 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Para Durkheim, “[...] é a sociedade que faz o individuo e o faz a sua imagem e semelhança”. Elabore um pequeno texto expressando sua opinião acerca da afirmação do autor.
  • A coerção social, o induzir, é a força que os fatos sociais ocorridos na sociedade exercem sob o individuo, não havendo uma “escolha” do tal, sendo regras impostas antes mesmo do seu nascimento, sendo a consciência coletiva.

De fato a sociedade sempre dita as normas, em cada agrupamento há padrões a ser seguido, caso contrário o individuo é uma anomia.

  1. Por que as sociedades industriais seriam mais propensas à anomia? Justifique.
  • “Nas sociedades contemporâneas, ao contrário das arcaicas, a diferenciação das profissões e a multiplicação das atividades, industriais exprimem as características sociais que Durkheim define como ensejadoras(causa) da solidariedade orgânica”. É uma sociedade orgânica onde existe uma maior divisão do trabalho e uma maior individualidade, pois as pessoas criam autonomia em relação à consciência coletiva. Por essa considerasse uma anomia.  

 

  1. Depois de ler sobre o conceito de alienação, estabeleça qual o seu raciocínio sobre o tema.
  • A primeira coisa que veem em mente é de um individuo que não toma conhecimento dos problemas sociais que não está por dentro, sendo assim um ignorante. A Alienação tem varias definições sendo elas políticas, sessão de bens, psico-sociológica, psicologia, psiquiatria, antropologia, filosofia...

A alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano. Neste estado, ele não compreende que é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.

  1. Você concorda com Durkheim que o suicídio é em grande parte um problema originado pela sociedade. Justifique.
  • Embora os seres humanos se vejam a si próprios como indivíduos livres na sua vontade e opções, os seus comportamentos são muitas vezes padronizados e determinados pelo mundo social. O estudo de Durkheim demonstrou que mesmo um ato tão pessoal como o suicídio é influenciado pelo mundo social. De fato é a sociedade e por ela imposta até mesmo as formas como o Suicídio.

  1. Como você explicaria tantos artistas e celebridades que cometem suicídio no auge de suas carreiras. Seria pressão social, depressão ou algum outro fator. Justifique.
  • Ao examinar registros oficiais sobre o suicídio na França, Durkheim descobriu que determinadas categorias de pessoas eram mais propensas a cometer suicídio do que outras. Esses registros levaram ele a concluir que existem forças sociais externas ao indivíduo que influenciam as taxas de suicídio. A sociedade seria sua principal arma para isso inconscientemente, pois esses sofrem grande pressão de um todo tendo a serem perfeitos a todo o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com