TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGENS NEOPSICANALÍTICA: AS 7 ESCOLAS DA PSICANÁLISE

Por:   •  23/10/2022  •  Ensaio  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE

CURSO DE PSICOLOGIA

ABORDAGENS NEOPSICANALÍTICA: AS 7 ESCOLAS DA PSICANÁLISE

FELIPE DE BRAGA

ELIZA SANTOS

YAN POSSELT

PROFESSOR ALEXANDRE CIDRAL

Psicologia da Personalidade

Joinville – SC

2022

 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        QUESTÃO 01        4

2.        QUESTÃO 02        6

3.        QUESTÃO 03        7

4.        QUESTÃO 04        8

5.        QUESTÃO 05        10

6.        QUESTÃO 06        12

7.        QUESTÃO 07        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Ao final do Séc. XIX e no começo do Séc. XX, Sigmund Freud pode testemunhar o ganho de popularidade da teoria que elaborou, a Psicanálise. Causando choque na sociedade da época, acabou por atrair olhares também de outros estudiosos que se identificaram com sua teoria e contribuíram para tal, dando continuidade a ela mesmo depois que Freud não pudesse mais contribuir para tal.

O presente trabalho, elaborado pelos estudantes do segundo ano de psicologia da Universidade da Região de Joinville(UNIVILLE) para a matéria de Psicologia da Personalidade, lecionada pelo professor Alexandre Cidral, pretende se debruçar sobre os teóricos que deram continuidade aos estudos psicanalíticos e como eles por sua vez interpretam a personalidade, cada dentro do seu campo de compreensão.

  1. QUESTÃO 01

O que são mecanismos de defesa de acordo com os postulados de Anna Freud? Explique os mecanismos de defesa abaixo:

Os mecanismos de defesa são estratégias que são colocadas em ação pelo nosso subconsciente para evitar os conflitos da nossa vida diária e fugir do esforço que um enfrentamento destes necessitaria.

Explique os mecanismos de defesa abaixo:

  1. Repressão

A repressão é o processo pelo qual um impulso ou ideia inaceitável vai para o inconsciente. O indivíduo nega essas ideias, pensamentos e memórias para mantê-los apenas no seu inconsciente.

  1. Introjeção

A introjeção é o processo no qual a pessoa coloca dentro de si traços, características ou sentimentos que são atribuídos a outro. Nesse mecanismo de defesa, as ameaças do exterior são internalizadas com o objetivo de tentar controlar seu efeito na nossa estabilidade mental.

  1. Projeção

Nesse mecanismo de defesa, características, sentimentos e traços físicos e da personalidade considerados ruins ou insatisfatórios por nós mesmos são projetados em outros. Com isso, o problema que acreditamos ter são transferidos para outras pessoas fazendo com que não precisemos mudá-lo nós mesmos.

  1. Negação

Consiste em negar a realidade exterior e a substituir por outra realidade fictícia. Tem a capacidade de negar partes da realidade desagradável e indesejável, pela fantasia de satisfação dos desejos ou pelo comportamento.

  1. Racionalização

A racionalização é o processo pelo qual uma pessoa tende a justificar ou racionalizar uma situação de maneira que seja vista como aceitável de um ponto de vista moral.

  1. Formação reativa

A formação reativa se define como o processo pelo qual um impulso ou desejo inaceitável é controlado por uma exageração de tendência oposta.

  1. Isolamento

O isolamento é o processo no qual a pessoa isola um pensamento ou sentimento de um evento, rompendo assim suas conexões com o resto das suas vivências e evitando, por tanto, que o ato faça parte da sua experiência significativa.

  1. Regressão

Um retorno a formas anteriores do funcionamento psíquico, a regressão pode ser compreendida dentro do marco de uma psicologia evolutiva com um passo atrás ao desenvolvimento.

  1. Identificação

É o mecanismo baseado na assimilação de características de outros, que se transformam em modelos para o indivíduo. Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana.

  1. Dissociação

Mecanismo pelo qual um grupo de sentimentos/pensamento é separado de outro grupo de pensamentos/sentimentos. Ocorre quando um grupo é tido com bom e outro como ruim. É uma forma de defesa que evita a angústia de pensar mal de quem se pensa bem.

  1. Idealização

Consiste na atribuição de qualidades perfeitas ou quase perfeitas a outras pessoas, como uma forma de evitar a ansiedade ou os sentimentos negativos como desprezo, inveja ou raiva.

  1. Sublimação

A sublimação é o processo pelo qual um instinto, de composição sexual ou agressiva, é derivado a um fim diferente. Quando um indivíduo sublima um instinto, substitui sua motivação e a dirige a uma atividade mais aceita socialmente.

  1. QUESTÃO 02

Os teóricos das relações objetais se dedicaram sobretudo a análise do desenvolvimento psíquico na fase oral. Explique os conceitos base abaixo:

  1. Fantasias inconscientes

Se a quantidade de libido investida numa fantasia aumenta e o indivíduo é incapaz de realizá-la, a fantasia será provavelmente lançada ao inconsciente e recalcada, provocando sintomas neuróticos.

  1. Objetos parciais

É um objeto intermediário ou fracionário visado pelas pulsões que faz parte de um conjunto de objetos que leva à satisfação de uma pulsão. Uma pessoa pode ser tomada como um objeto parcial de interesse, de amor ou de ódio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com