TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA JAPONESA E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  26/2/2018  •  Monografia  •  8.537 Palavras (35 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 35

ETEC JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA

ANA PAULA DA SILVA DE JESUS

ANA PAULA DA SILVA

LUIZA OLIVEIRA GUIMARÃES

MARIA CLEIDEJANE DA CONCEIÇÃO DA SILVA

REGIRLANDIA DALVA LUZ DO NASCIMENTO

SILMARA DA SILVA ALVEZ

ESCOLA JAPONESA E ABORDAGENS CONTEMPORANEAS

São Bernardo do Campo

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        2

2. ESCOLA JAPONESA        3

2.1 Just in time        3

2.2 Kanban        5

2.3 Técnica dos 5s        7

2.4 Técnica dos 5 porques        12

2.6 Diagrama de ishikawa        13

3. ABORDAGEM CONTEMPORANEA        15

3.1 Benchmarking        15

3.2 Empowement        16

3.3 Balanced scorecarod        17

3.4 Administração visual        18

3.5 Downsizing        19

3.6 Visão holística        21

3.7 Aprendizagem organizacional        22

3.8 Administração empreendedora        23

3.9 Empreendedorismo corporativo        24

3.10 Gestão e organização horizontal        25

3.11 Reengenharia        25

3.12 Mentoring ..............................................................................................................26

3.13 Coaching ................................................................................................................27

CONCLUSÃO .............................................................................................................. 29

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 31

1.INTRODUÇÃO

O nosso trabalho tem como objetivo falar sobre algumas técnicas administrativas desenvolvidas pela escola japonesa e algumas abordagens contemporâneas.

As Técnicas administrativas da escola japonesa foram incorporadas nas empresas para melhorar o seu desempenho, tendo mais qualidade nos serviços prestados a curto e a longo prazo. Esses métodos são incorporados para melhorar o funcionamento, a organização e o controle de equipamentos e peças, tais como os 5S, Just in time, Kanban, os 5 porquês, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa, entre outros. Alguns desses métodos são para diagnosticar problemas, outros para evitar que esses problemas aconteçam, visualizando melhor às situações e neutralizando-os pela raiz, tais como equipamentos com mau funcionamento, organização de serviços e ambientes, transportes de materiais, visando à qualidade total para o cliente final.

Abordagens contemporâneas são os movimentos usados na administração das empresas, para melhorar o desenvolvimento dos funcionários, na prestação do atendimento aos clientes, no comportamento e na função exercida, tais como a aprendizagem organizacional, Benchmarking, Reengenharia, gestão pela qualidade total, Balanced Scorecard, entre outras, esses métodos estão voltadas aos colaboradores para o crescimento tanto do funcionário quanto da empresa.

2. ESCOLA JAPONESA

O modelo japonês de administração ocorreu em virtude de combinar princípios e técnicas da qualidade total, da administração cientifica e das “tradições culturais japonesas”.

O desenvolvimento deste “estilo de gestão teve seu inicio nos anos 50, quando a economia japonesa, estava debilitada e a TOYOTA, que na época era uma empresa de pequeno porte, produzia algo em torno de 1000 veículos por mês. Não podia fabricar mais, pois não iria conseguir vender. Já nos anos 80 a Toyota produzia 1000 veículos em poucos minutos e tornou-se a terceira maior fabricante mundial de veículos, atrás apenas da GM e da Ford. Essa mudança drástica ocorreu com a implantação de um conjunto de técnicas de produção que ficou conhecido como “Sistema Toyota de Produção”, abaixo veja alguns dos seus princípios:

2.1 JUST IN TIME

Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato, corresponde ao processo de fabricação dos produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com menor custo possível.

Sua principal característica é trabalhar com a produção puxada ao longo do processo, ou seja, o material só é solicitado se realmente existir a necessidade de sua utilização. Totalmente contrária à produção empurrada, onde se acumulam estoques e custos para mantê-los. Define-se assim em produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. Visando atender a demanda instantânea, com qualidade total e sem desperdícios. Pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar na redução de estoques e os custos decorrentes do processo. É o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, o just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção.

É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

Surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.7 Kb)   pdf (371.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com