TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE AUTOBIOGRÁFICA DE FREUD

Por:   •  9/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE AUTOBRIOGRAFICA

Freud nasceu dia 06 de maio de 1856, em Freiberg, na Morávia, iniciou faculdade de medicina em 1873 e terminou após 8 anos. Ainda na universidade obteve experiências sobre anatomia do cérebro com o professor Brucke (40 anos mais velho), ao qual se interessou pelo o sistema nervoso e estudou até 1822, decidindo então abandonar a carreira teórica.

Freud observa que em suas pesquisas que há alguns erros, e decide se afastar de grandes estudiosos por não complementar tanto e resolve buscar a “fama” estudando muito e cada dia evoluindo mais. Ingressou-se no hospital geral como assistente clinico, trabalhando em diversos departamentos até que foi provido para ser médico interno e passou a fazer pesquisas sobre medulas oblongas e doenças nervosas.

Em 1885 Freud ganhou uma bolsa para estudar com o maior neurologista da época, Charcot ao qual evoluíram muito nos estudos; ao retornar a Viena, Freud passou alguns dias em Berlin no Instituto Kassowitz estando doenças nervosas em crianças.

Ao retomar de vez para Viena se casa com a moça ao qual era apaixonado e que esperou durante 4 anos. Em Viena Freud teve a responsabilidade de apresentar a sociedade de medicina tudo o que aprendeu com Charcot sobre a histeria, ao defender que a histeria também ocorrem também em homens tratando-se com hipnose, perde-se então toda credibilidade.

Um velho médico disse "Mas, meu caro senhor, como pode dizer tal tolice? Hysteron (sic) significa o útero. Assim como pode um homem ser histérico?".

Naquela época para tratar pacientes nervosos, eram utilizados dois métodos terapêuticos: eletroterapia (choques) e hipnotismo.

Freud conhece Josef Breuer – famoso fisiologista de Viena, que havia tratado um caso sério de histeria com a hipnose – caso na Ana O, pelo o qual se interessou muito e começou a trabalhar e estudar com Breuer,, juntos desenvolveram o método de catarse - falar para curar "talking cure”, Freud então sai da medicina e entra na psicanalise.

Freud apresenta os níveis de inconsciente e consciente e que eles se interagem, assim a psicanalise considera tudo o que seja de ordem mental como “inconsciente”. Este inconsciente produz efeito sobre o sujeito.

Freud também defendia que a sexualidade que se desenvolve desde os primeiros anos de vida do indivíduo, tendo desejos pela mãe ou pelo pai (Complexo de Édipo), masturbação, etc.

O complexo de Édipo define a libido (energia sexual) vinculada a figura dos pais, no entanto, antes disso, estava ligada ao próprio ego, dando origem ao narcisismo ou amor próprio, o ser humano, através da libido, possui instintos de vida – autopreservação – e de morte – autodestruição.

Freud então define que durante a infância a sexualidade é descentralizada e auto erótica pelas tais fases

• Primeira fase (oral) – o prazer se dá com a relação com a mãe. Ao ser alimentada, a criança sente prazer pela boca em contato com o seio materno;

• Segunda fase (anal) – controle do corpo, o ato de represar a urina e as fezes, a manipulação do corpo e genitais a autonomia;

• Terceira fase (fálica) – ser portador do falo ou castração. A representação do poder/autoridade, complexo de Édipo, paixão pela referência da casa;

• Quarta fase (latência) – sublimação, escoar a libido para outras coisas além do corpo;

• Quinta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com