TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANÁLISE DO FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

ANÁLISE DO FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Trabalho de pré-requisito da matéria de Processos Grupais do 7° semestre, curso de graduação de Psicologia, apresentado a Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Professor

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho objetiva uma análise do filme Doze homens e uma sentença, sob a ótica da teoria do psicodrama de Moreno.  O filme trata de um júri, composto de doze homens que estão reunidos após a apresentação dos fatos na audiência no tribunal, para decidirem a sentença de um jovem de 18 anos acusado de matar o pai com uma facada. Foram testemunhas dois vizinhos, um senhor idoso, morador do apartamento abaixo e uma mulher, moradora do prédio a frente, mas separados pela linha do trem.

        Utiliza-se a perspectiva de moreno, onde encontra-se o contexto social, pelas diferentes pessoas que são envolvidas de forma aleatória na empreitada de júri, o contexto grupal de agir e pensar em conjunto para esta tarefa, usando então o contexto dramático para que as informações se organizem e assim as usem para tomar a decisão mais responsável e fidedigna. Pode-se observar os instrumentos do psicodrama, com o cenário para recriar as ações ditas pelas testemunhas, as ações do protagonista, o diretor que consegue mudar onze votos etc. Foram utilizados livro para consulta e o conteúdo ministrado em sala durante as aulas para elaboração deste conteúdo.  

ANÁLISE

        O filme trata de um júri, composto por 12 homens, reunidos em uma sala após a apresentação dos fatos no tribunal – um jovem de 18 anos é acusado de matar o pai com uma facada no peito, tendo como testemunhas um senhor, que mora no apartamento abaixo, e uma mulher que reside em frente à casa do jovem, porém do outro lado da linha do trem -  para apresentarem seu consenso ao juiz. Inicialmente, chegam na sala com a convicção de que o jovem é culpado, e neste caso sua condenação será a morte pela cadeira elétrica, mas um dos jurados os faz refletir e muda o jogo.  

        O filme foi analisado a luz da teoria de Moreno, o psicodrama. Sendo o sujeito para Moreno um ser relacional, logo, constata-se que é devido a relação estabelecida pelo personagem chave com os demais integrantes que o enredo se desenrola para que o grupo chegue a uma resolução comum. Vemos o contexto social claramente em: pessoas desconhecidas, unidas pela justiça para julgar um caso. A partir do momento que adentram o tribunal com este propósito, tornaram-se um grupo, ou seja, os jurados, e o contexto dramático, que vem com o reunir-se para decidir o que ocorrerá com o jovem em julgamento, onde passam a fantasiar, usar a realidade dramática, envolvendo sentimentos e emoções, colocando o presente, o julgamento, passado que seria a história de vida do garoto e o que dizem que ele fez, e o futuro, sua morte caso o decretem culpado, para tomarem a decisão assertiva.  

        Ao adentrarem a sala, no recesso que ocorre após a apresentação das provas pelo promotor, e a tese da defesa, os 12 homens aparentam ter uma convicção de culpado, porém um deles diz não saber, o que é o evento propulsor para a história do filme. Percebe-se um aquecimento específico por parte deste homem, pois ele está engajado na tarefa, em contrapartida os demais estão em aquecimento inespecífico, pois, tem interesses antagônicos a ficar ali para discutir o que foi apresentado, aceitando passivamente os fatos da sessão.  

        O homem então os integra gradativamente, os trazendo a reflexão com inúmeras formas de rever os fatos e chegar a evidências concretas.

        Os instrumentos do psicodrama são usados, vemos:  

Cenário: onde usam a planta do apartamento para compreender quanto tempo o senhor, morador do prédio no andar de baixo ao apartamento onde ocorreu o assassinato, teria corrido da cama ao ouvir o jovem dizer que mataria, e logo após barulho de um corpo batendo no chão. Assim, concluiu-se que ele não teria tempo hábil para correr até porta, abri-la e ver o jovem em fuga. Também usou deste instrumento para contestar a facada, devido a grande diferença de estatura entre pai e filho, impossibilitando o garoto de tela efetuado.  

  • Protagonista: por surgir do elemento grupal, inicia-se com o presidente do júri, passando pelo homem que só quer ir embora assistir ao jogo, passando a maior parte do tempo com aquele que deseja a discussão e o debruçar sobre o que não foi abordado no julgamento pela defesa.  
  • Diretor: apesar de haver um presidente no júri, o que cria as situações e movimenta é o homem que os traz a repensar o que de fato ocorreu.  

Ego auxiliar: temos em um momento o senhor, idoso, que traz pontos a serem revistos, como a perna de uma das testemunhas que corrobora para invalidar seu testemunho. O homem que demonstra como a forma em que o golpe de faca foi deferido não condiz com a realidade do acusado, quase todos desempenham este papel ao longo da trama.  

  • Público ou plateia: demais integrantes.  

Quanto as técnicas, observou-se as destacadas a seguir:  

  • Espelho: está técnica consiste em imitar alguém, o que foi feito na simulação sobre o tempo em que a testemunha, o senhor idoso levou para sair da cama e ver o jovem na suposta fuga, após o assassinato. Na simulação da facada.  
  • Duplo: Aqui mostra-se que a mesma tese pode ser apresentada e defendida de formas diferentes, dizendo a mesma coisa. Isso aconteceu inúmeras vezes, quando os outros jurados passam a usar de argumentos para mostrar que há detalhes que não condizem com a acusação para sustenta-la, lançando isso para persuadir os que persistem na posição de julgar o garoto culpado sem permitir-se repensar os fatos apresentados.  

CONCLUSÃO

        O filme nos traz uma reflexão sobre como somos influenciados pelo contexto grupal, minimizando nossas responsabilidades sobre as decisões que tomamos e suas consequências. Quanto a influência dos outros, percebe-se que uma pessoa conseguiu atingir o grupo para que trabalhasse de forma efetiva e competente, superando os conflitos, divergências, analisando as provas de forma que mesmo que as suposições apresentadas não fossem verdadeiras, corroboraram para modificar a decisão de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com