TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atenção Psicológica aos Alunos de Psicologia

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO DE INTERVENÇÃO: Atenção Psicológica aos Alunos de Psicologia (APAP)

Disciplina: Psicologia, Mercado de Trabalho e Empregabilidade

Professora: Ana Luiza Brandão

Alunas: Jéssica Aparecida Araújo e

Milene Sabino e Silva

Público alvo:

Alunos de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)

Local da intervenção:

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da FAPAM.

Descrição do projeto e justificativa:

A ideia do projeto APAP (Atenção Psicológica aos Alunos de Psicologia seria oferecer 12 sessões de psicoterapia para todos os alunos matriculados no curso de Psicologia da FAPAM, independente de situação econômica. Assim teriam direito qualquer aluno que se inscrevesse no projeto, para dar a possibilidade de fazer uma psicoterapia sem distinção entre estudantes e também sem obrigatoriedade.

Ao ingressar na faculdade para o curso de Psicologia, o estudante muitas vezes não tem ideia do que seja a Psicologia. Alguns dizem estar no curso para o autoconhecimento, outros para ajudar as pessoas com seus problemas, outros que ingressam para conhecer melhor o ser humano, há ainda aqueles que acreditam que a Psicologia oferece receitas mágicas para diversas questões (MEIRA & NUNES, 2005).

Conhecer o que realmente faz a Psicologia clínica talvez seja um dos motivos pelos quais os professores incentivam seus alunos do curso a fazerem psicoterapia. O interesse dos graduandos “pela Psicoterapia é, em grande parte, influenciado pelo corpo docente, que exerce estímulo direto no encaminhamento do seu aluno” (MEIRA & NUNES, 2005). Dentre os benefícios que a psicoterapia pode oferecer a estudantes estão: Ajuda a ter equilíbrio emocional; trabalha o autoconhecimento; auxilia a manejar os próprios conflitos; organiza melhor as ideias; ajuda a lidar com situações de ansiedade e estresse (TANCREDI, 2018).

Partindo-se dessa premissa, o cuidado com a saúde mental dos estudantes, especialmente dos de Psicologia é primordial para uma boa formação profissional, tanto em níveis de conhecimento quanto para auxiliar o aluno a passar por esta fase de cobranças e dedicação melhorando seu desempenho. De acordo com Meira e Nunes (2005), o próprio curso de Psicologia oferece fatores que acarretam angústias e conflitos, associados à história de vida de cada aluno, a psicoterapia então pode ajudar a esses estudantes a se prepararem para os períodos de maior exigência. Nos períodos finais quando o aluno precisa, através dos estágios conciliar a teoria com a prática e então se cobram um bom desempenho podem surgir questões prejudiciais que podem ser evitadas, ou amenizadas, através de um trabalho prévio nos períodos iniciais.

Ainda que seja relevante a psicoterapia para alunos do curso de Psicologia para sua formação profissional, muitos alunos não têm acesso ao tratamento, seja por questões financeiras ou por falta de interesse. Sabemos que o curso de Psicologia da FAPAM em Pará de Minas não dispõe apenas de alunos com boas condições financeiras, mas também conta com alunos que precisam trabalhar muito e gastar todo seu salário para conseguir se formar. Não deve-se esquecer daqueles que conseguem ter acesso aos estudos somente através de bolsa de estudos, o que dificulta sobrar algum dinheiro para investir em psicoterapia.

Objetivos da proposta:

Meira e Nunes (2005) concordam que a formação da atitude clínica, no aluno de Psicologia, engloba tanto a psicoterapia pessoal do estudante como o conhecimento teórico e a prática clínica supervisionada, o que torna claro a necessidade de um acompanhamento psicoterápico desses alunos para sua melhor formação profissional. O objetivo do projeto, portanto, é garantir de a possibilidade de tratamento psicoterápico aos alunos que não dispõe de recursos financeiros para isso. Apesar de não ser obrigatório fazer psicoterapia, ter essa disponibilidade ao alcance favorece o interesse dos estudantes em realizar sessões de psicoterapeuta como cliente antes de realizar como psicoterapeuta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com