TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS - MARQUÊS

PERÍODO – MANHÃ

BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA R.A: D4764F-6

DIANA SOUZA ROCHA R.A: N1460E-1

GIOVANNA NATALIA GONÇALVES FOGLI R.A: N1930J-0

JOYCE MAZAL COPELIOVITCH R.A: C98990-8

RAQUEL ARAUJO DOS SANTOS R.A: D44879-0

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

SÃO PAULO

2019

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................03

2 Os Projetos de Lei – Municipal e Federal....................................05

3 Pesquisa sobre o Papel do Psicólogo no contexto escolar.........06

4 Desafios.......................................................................................07

5 Considerações finais....................................................................09

REFERÊNCIAS........................................................................10

1 INTRODUÇÃO

É característico da inserção de psicólogos em novas áreas de atuação a replicação do modelo clínico individual focado no diagnóstico. Por esta razão, o Conselho Federal de Psicologia tem elaborado documentos para orientar os psicólogos a respeito das particularidades de sua atuação em cada novo campo, um destes foram as “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica”.

Anteriormente, a atuação do psicólogo era totalmente passiva ao processo educacional e contribuía para processos de segregação e preconceito por ser focada no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.

Atualmente, o profissional é orientado a contribuir para a transformação de práticas e conceitos escolares naturalizados que atrapalhem o processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente de todas as etapas deste processo, estar em contato com toda a comunidade escolar e oferecer todo o suporte para que esta seja fortalecida e democrática.

São propostas pelo Conselho Federal de Psicologia algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar, tais como:

Participação no Projeto Político Pedagógico

A participação nas diversas etapas do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) desde sua elaboração, avaliação do andamento das propostas e possíveis ajustes que possam ser feitos para chegar aos resultados desejados e a reformulação do projeto. (CFP, 2013)

Intervenções no Processo de Ensino-Aprendizagem

Como todo o processo, o processo ensino-aprendizagem está sujeito às transformações do contexto histórico-social em que ocorre, por isso para realizar uma intervenção neste processo, o psicólogo deve buscar conhecer e considerar o contexto como um todo: famílias, grupos de amigos, as práticas escolares e a comunidade na qual a escola se localiza. (CFP, 2013)

Ao avaliar a aprendizagem como um todo, incluindo as dificuldades que podem surgir durante o percurso deve-se focar no desenvolvimento do potencial para aprender do sujeito e na influência do contexto social e institucional para a superação ou manutenção desta dificuldade. (CFP, 2013)

A contribuição da família também é de fundamental importância para a superação das dificuldades de aprendizagem, esta deve ser convidada a refletir a respeito de seu papel e do papel da escola e a trazer sugestões de como ambas as partes podem contribuir para o desenvolvimento escolar da criança ou adolescente. (CFP, 2013)

O trabalho na formação de Educadores

Para uma atuação efetiva, o psicólogo deve estabelecer uma relação de parceria com os professores, instrumentalizando-o para orientar sua prática a questões que envolvem a subjetividade do sujeito, trabalhando “conteúdos sobre

o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo.” (CFP, 2013 p.57)

O trabalho com a subjetividade pode ser realizado através da “...utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) ...” (CFP, 2013, p.56)

O trabalho da (o) psicóloga (o) e a educação inclusiva

A perspectiva da educação inclusiva vem sendo construída aos poucos nas escolas brasileiras, visando a valorização da diversidade humana, combate ao preconceito e a práticas de normalização.

Nesta perspectiva, fica a cargo do psicólogo trabalhar a temática do preconceito com todos os funcionários da escola, família e alunos, promovendo grupos de debate que visem desconstruir o enraizamento desta prática e pensar nas medidas necessárias para superá-la. (CFP, 2013)

O trabalho de acompanhamento do estudante com deficiência deve focalizar “a força que esse estudante possui para criar condições para o enfrentamento de sua deficiência e expansão de seus limites, que tem como objetivo buscar uma posição social mais valorizada pela sua comunidade”. (CFP, 2013, p.60)

Trabalho com grupos de alunos

O trabalho em grupo é de fundamental importância para o desenvolvimento do diálogo e reflexão dos alunos a respeito de diversas questões que permeiam o país, a comunidade, a escola, a família e sua subjetividade.

Alguns tópicos levantados pelo Conselho Federal de Psicologia para o trabalho em grupo são:

Orientação profissional, adolescência, sexualidade, valorização da escola, transição dos alunos do 5o. para o 6o. ano do Ensino Fundamental, disciplina e indisciplina, violência na escola, questões de gênero, raça, etnia, desigualdade social, direitos humanos, preconceito e discriminação, dentre outras temáticas a serem desenvolvidas. (CFP, 2013, p.61)

Uma outra possibilidade de trabalho grupal, visando atender a uma demanda mais específica, seriam os grupos de apoio psicopedagógicos para alunos com dificuldades de aprendizagem, grupos estes desenvolvidos em parceria com os membros da equipe escolar e a família. (CFP, 2013)

Os tópicos levantados são algumas das diversas possibilidades para atuação do psicólogo escolar, que possui uma demanda de trabalho extremamente rica. Considerando as peculiaridades de cada contexto escolar, podem surgir diversas demandas e desafios que exigirão do profissional intensa atualização na área e capacidade de criar diversas formas de intervenção.

2 Os Projetos de Lei – Municipal e Federal.

A atuação do psicólogo no ambiente escolar está pautada no projeto de lei - LEI N.o 3.688-F, DE 2000. Com as seguintes exigências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com