TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Psicologica

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da personalidade I  –Prof. Daniel Vargas

Exercícios de Fixação

Assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo

(  ) A Psicanálise pressupõe que o comportamento humano, em grande parte, é influenciado por motivos, conflitos e medos inconscientes.

(     ) Interpretação dos sonhos e associação livre são métodos concebidos por Freud. Esses métodos se baseiam na análise do comportamento das pessoas a partir do conhecimento das experiências passadas vividas pelo indivíduo.

(     ) Freud, quando abandonou a hipnose nos trabalhos terapêuticos com seus pacientes, os deixou falar livremente, mas muitos ficavam embaraçados com algumas imagens e pensamentos que lhes ocorriam. Essa força que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud chamou de Resistência e o processo psíquico que visava encobrir fatos dolorosos, de Repressão.

(   ) A personalidade é um conjunto de características que diferenciam os indivíduos. Estes atributos são permanentes e dizem respeito à constituição física, temperamento, inteligência, caráter, um jeito específico de se comportar. 

(     ) Segundo Freud, a Estrutura da personalidade se consolida até os 5 anos de idade. A partir daí vai se desenvolvendo de acordo com as relações que a criança estabelece com os adultos e das experiências vividas.

(   ) Na busca pela satisfação de seus impulsos e necessidades no mundo externo, o sujeito se depara com sentimentos de medo e ansiedade. Freud classificou três tipos de ansiedade: da Realidade, Neurótica e Moral.

(   ) No desenvolvimento da personalidade passamos por um processo constante de identificação, assimilando características que consideramos boas, que vemos em outras pessoas, integrando-as à nossa personalidade.

(      ) Quando um objeto de desejo se torna inacessível por alguma razão, o indivíduo substitui esse objeto por outro, que promova alguma satisfação, mesmo que temporária. Forma-se então as catexias, pelo processo de deslocamento.

(   ) Os mecanismos de defesa tem a finalidade de proteger o Ego de um possível desprazer psíquico. Ao ser colocado em situação de perigo, o Ego se utiliza desses mecanismos para proteger sua integridade.

Considerando os Mecanismos de Defesa do Ego apresentados abaixo, relacione a 1ª Coluna com a 2ª:

1

Repressão

(    )

A mãe superprotege um de seus filhos, que é deficiente, para evitar e negar a raiva que esse filho lhe provoca. Ela foi obrigada a deixar uma carreira profissional promissora de lado para cuidar da criança.

 2

Negação

(    )

Ao se deparar com uma barata, uma executiva começa a gritar como se fosse uma criança assustada.

3

Regressão

(    )

As pessoas dizem que sou muito autoritário. Mas é porque eu fui criado por uma família de pais autoritários. Eu não tenho culpa.

 4

Projeção

(    )

Um soldado, após participar de uma guerra, permanece grande parte do seu tempo, fazendo longos discursos a respeito dos motivos que o levaram a matar algumas pessoas. “Matei porque eram inimigas do meu país.”.

 5

Formação Reativa

(    )

Ana tem sete anos de idade e perdeu os pais em um acidente de automóvel. Sempre que os colegas da escola perguntam por eles ela diz que estão viajando e que logo voltarão.

 6

Fantasia

(    )

Eu moro em uma casa simples, de aluguel. Meu marido tem pouco estudo e é ajudante de caminhão. Um dia as coisas vão mudar..Me vejo morando em uma casa linda, confortável, rodeada de filhos lindos e com o amor da minha vida ao meu lado (meu primeiro namorado).

 7

Racionalização

(    )

Os pais de Laura se separam quando ela tinha quatro anos. Quando o pai a visita, Laura o abraça e diz ”Te amo papai”, porém Laura fica visivelmente agitada e nervosa com sua presença. Inconscientemente Laura sente muita raiva por ter sido abandonada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com