TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMBINADOS PSICOTERAPIA

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

COMBINADOS PSICOTERAPIA

A psicoterapia é um lugar de autocuidado e de escuta, como tal, firmarmos alguns compromissos é importante para o processo psicoterapêutico.

1- O compromisso com o dia e o horário da psicoterapia é de suma importância, afinal, é um momento para você e que o profissional te aguardará. Sendo assim, em casos de atraso o tempo não será prolongado, sendo exceção, casos em que o problema seja a internet. Por exemplo: se a sessão ocorre das 08h às 08h50 e você entra nela às 08h15, ela também terminará no horário pré-estabelecido das 08h50. Por isso, peço total compromisso e planejamento para a realização da psicoterapia.

2- Caso necessite faltar, é fundamental que o profissional seja avisado com antecedência. Você pode desmarcar a sessão me comunicando pelo whatsapp. Caso a sessão não seja desmarcada com 12 horas de antecedência, ela será cobrada normalmente, visto que é um tempo que me disponibilizei para você.

3- Lembre-se que, no caso de as sessões serem realizadas de forma on-line, elas deverão reproduzir um ambiente de consultório, sendo importante então que a privacidade e o sigilo da conversa sejam preservados, com o mínimo de interferência possível. Oriento o uso de fones de ouvido, pois o áudio fica mais nítido. Sugiro não segurar o celular na mão, visando o seu próprio conforto.

4- Durante a psicoterapia, é de total relevância que não aconteça outra tarefa simultaneamente (como dirigir ou mesmo executar atividades de casa).

5- Pagamento: Poderá ser realizado da forma que for mais confortável para você, podendo ser por sessão ou mensal. Caso mensal, as sessões deverão ser pagas dentro do mês de uso.

6- As sessões de psicoterapia sofrerão reajuste de valor de forma anual, normalmente ocorrem no início do ano e o valor é acordado entre as partes.

6- Sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):

A TCC é uma das abordagens da psicoterapia, sendo a teoria utilizada nos meus atendimentos. Alguns pressupostos básicos:

• Postura ativa do paciente - O paciente contribui com o processo de psicoterapia, sendo importante a sua cooperação. Costumo dizer que sou 50% responsável pelo processo e os outro 50% é você. É necessário o engajamento e compromisso com o processo, para que ele possa se demonstrar eficaz. Inclui-se compromisso com os horários das sessões e com as tarefas que poderão ser passadas de acordo com a sua demanda.

• Foco no aqui e agora - Significa que o foco é no momento presente de acordo com as demandas que são trazidas por você, claro que a sua história de vida é de suma importância, e em algum momento conversaremos sobre ela, entretanto o ponto central são as suas vivências atuais e o foco na resolução de problemas.

• Psicoeducativa - Um dos objetivos da psicoterapia é o de fornecer autonomia para que em algum momento você consiga lidar com as suas próprias demandas. Ao longo das sessões algumas explicações podem ser fornecidas, com o objetivo de te trazer conhecimento. Por exemplo: se existe uma demanda de ansiedade, irei te explicar o que é ansiedade, além de te passar técnicas e recursos para que você possa enfrentá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com