TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  11/8/2015  •  Dissertação  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO:

Os homens da Idade Média acreditavam na Terra Plana?

As pessoas percebem os estímulos de forma diferenciada e estruturam seu mapa mental de acordo com suas vivências e experiências pessoais. É o que diz em um pequeno trecho do módulo 1, unidade 1 – A psicologia como ciência, em nossa disciplina de Psicologia Organizacional.

Com base nessa leitura, estudos anteriores e rápida consulta em diferentes sites com artigos e comentários a respeito do assunto, é possível concluir que efetivamente o pensamento de que a Terra era plana, realmente existiu e perdurou por muito tempo durante a Idade Média. Nesse período, os homens não só acreditavam que a Terra era plana, como também davam outras variações. Os Egípicios, por exemplo, acreditavam que a Terra era plana sob um domo do céu, já os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a Terra. Essas crenças do período ficaram conhecidas como a “Teoria da Terra-Plana”.

A imagem "Fantasy map of a flat earth" exemplifica que muitos acreditavam que a Terra era plana e haveria abismos com mares cheios de criaturas monstruosas que atacariam os que se se aproximavam dessas extremidades.

Já a imagem “O Criador geômetra” mostra a ideia de que a Terra é esférica e monitorada por um Deus, o que nos leva a crer que já existia esta teoria na época ou pelo menos alguns defensores desta tese.

No entanto, além dessas ideias que todos sabem que diverge da realidade, ainda no período da Idade Media e também muito antes disso, alguns pesadores e filósofos já defendiam e argumentavam a esfericidade da Terra.

época do Renascimento do Século XII, o modelo geocêntrico de Ptolomeu havia suplantado qualquer dúvida acerca da esfericidade da Terra na mente de pessoas educadas no continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com