TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança e Seus Jogos

Por:   •  13/10/2018  •  Resenha  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Idade

Objetos / brinquedos

Significado

Ao nascer

Mae

Precisa dela

Por volta dos 4 meses

Começa a separar-se da mãe e se relacionar com o pai

Separar-se bem da mãe,  encontrar uma identificação masculina.

Imprescindível para um desenvolvimento harmônico da personalidade

4 meses / de 4 a 6 meses

Seu próprio corpo, brinca de se esconder  balbucia, Pedaço de lençol, chocalho, objetos próximos ou longe.

Ao se esconder a criança elabora suas angustias de desprendimento a desolação por um objeto que deve perder, a angustia de perder a mãe é mais intensa nessa idade. O lençol  representa a mãe ,  cada objeto adquire vida e estimula a criança a novas experiências.

Entre 8 e 12 meses

A menina prefere colocar objetos em lugares ocos.

O menino  prefere objetos os quais possa penetrar.

Descobre que algo oco pode conter objetos, algo penetrante pode entrar em algo oco, tudo que possa servir para penetrar, seus dedos.

Uma vez realizados esses jogos passa a brincar com coisas inanimadas.

Este descobrimento é o anuncio da forma adulta de manifestar amor: entrar em alguém, receber alguém dentro de si, unir-se e separar- se . tudo serve para  pôr e tirar, unir e separar.

Agua, terra, areia.

A criança usa essas substancias como substitutos permitidos de suas fezes e da urina, deste modo a agua , terra e areia passam d substancias para aspectos de objetos para a criança.

Fim do 1 ano

Tambor, globos, bolas.

A fecundidade começa a interessa- ló , os brinquedos simbolizam i ventre fecundado, o corpo de sua mãe e também o seu estão simbolizados nas formas esféricas, o globo e a bola são o ventre fecundado de sua mãe e o seu próprio, que persistiram como brinquedos através dos anos.

Bonecas, ursos de pelúcia (Animais prediletos)

Todas as suas experiências biológicas se traduzirão em jogos com bonecas e animas, deste modo  a criança começa a aprendizagem da maternidade e paternidade, os brinquedos dão forma aos  filhos imaginados , assim satisfazem suas necessidades de paternidade e maternidade

Tampas, frigideiras, talheres  ( servem para receber e dar alimento aos seus filhos , ou priva- los

Experiência de perda e recuperação

Por volta dos 2 anos

Começam a se interessar por recipientes que derrubam substancias de um lugar para o outro.

Pode ser um indicio de que a criança não esta conseguindo controlar suas fezes e urina

3 anos

Começa a se expressar através de desenhos.

Começa a desenhar para diminuir suas angustias com as imagens que aparecem e desaparecem tanto internas quanto externas; desenhar é uma maneira de lidar com a perda das imagens , através do desenho a imagem é retida e imobilizada.

Corpo / objetos imaginados

O menino quando desenha seu primeiro interesse é o corpo. A casa, que  simboliza o corpo , será o objeto central de suas paisagens.Quando a criança desenha o seu corpo, ou de alguém , ela já consegue fazer uma imagem total do corpo , esta interessada em reconhecer seu corpo e das outras pessoas.

Brinquedos simples, que facilitam a projeção de fantasias

São os que mais têm possibilidade de ajudar na função específica do brinquedo, que é a de elaborar as situações traumáticas.  

Os carros, locomotivas..

A organização genital se desenvolve pouco a pouco, a criança sente-se impelida a experiências genitais e as realiza através do brinquedo. A garagem  e as pontes que são utilizadas para os trens, são usadas para a brincadeiras de penetração, que é  intimamente ligadas com a alimentação e a reparação.

Gaveta, armários , moveis que possam guardar seus brinquedos

A destruição e a desordem lhes produzem angustia e surge o interesse pela limpeza e pela ordem, a luta contra as tendências destruidoras começa a mostrar-se ativa, a simbologia da vida genital é muito rica entre três e cinco anos.

3 a 5 anos

Brincam de varias tipos de atividades.

Papai e mamãe , namorados, casados ....

Os desejos genitais  podem canalizar-se através dessas brincadeira, assim  ao brincar satisfazem suas necessidades de tocar, de se mostrar, e de ver e ser visto.

Após os 5 anos

O menino  brinca com pistolas, revolveres, espingardas, jogos de conquista e mistério, roupas de cowboy, Batman .. A menina brinca de boneca, serve chá, prepara comida .

Procuram se identificar com seus pais

Jogos que combinam as aptidões intelectuais e a sorte.

Ao entrar na escola os brinquedos mudam profundamente, a curiosidade pelo conhecimento é a continuação da curiosidade que sentiram pelo mundo circundante ate os 5 ou 6 anos. Esses jogos abrem-lhe um mundo novo, onde competir significa a principio aniquilar, triunfar sobre alguém.

O ludo , loteria, jogos com cartas

O caminho que percorrerá no jogo simboliza o caminho que andará na vida real até chegar ao sucesso ou fracasso, esses jogos simbolizam para a criança o manejo de suas forças nesta luta de adaptação e conquista do mundo, em todos esses jogos ele deve enfrentar a luta contra um adversário, entregar-se ou triunfar.

Jogo das três pedras

Este jogo representa a instabilidade imposta pela vida, até a criança poder estabelecer uma bia situação edípica. Os competidores são os irmãos e luta-se para conseguir a relação ideal com os pais, relação que fique a igual distancia dos dois.

Banco imobiliário

Símbolo do equipamento com o qual cada um de nós, no inicio ,se defronta com o mundo ; os atos de generosidade e avareza, de esbanjamento e economia são exercitados, revelando muito da personalidade do jogador e de sua forma de relação com o dinheiro. A criação deste jogo, o joga-lo são tentativas de elaborar as angustias em relação ao dinheiro e situações traumáticas que venham a surgir.

Dama / xadrez

O motor inconsciente é a necessidade de enfrentar os pais, entrar em seu mundo adulto e competir com eles.

Por volta dos 7ou 8 anos

Meninas jogam basquetebol

Meninos futebol, luta , corrida , jogos de pegar e esconder , brinquedos com as mãos . ( quarto escuro)

Ambos escolhem seu posto na equipe de acordo com suas peculiaridades e capacidades de luta e de conquista diante do mundo.Brincar no quarto escuro é onde a exploração e a procura já têm conteúdos genitais muito evidentes. A escuridão condição necessária neste jogo, nasce a medida que as capacidades genitais vão se definindo mais e se torna possível a utilização dos órgãos.

Bolinhas de gude, bilboquê, o futebol, amarelinha.

São jogos que revelam  muito pouco encoberto, outros quase abstratamente seu significado genital

10 e 11 anos

Desprendem-se dos brinquedos , experiências amorosas substituirão

Procuram formar grupos, necessitam se conhecer e aprender as funções de cada sexo, na puberdade trocam os brinquedos por experiências amorosas

13 anos

Despendem-se dos brinquedos /mundo lúdico e de seu corpo de criança

Sua condição de adulto é o resultado de perdas sucessivas da identidade infantil e adolescente, perdas que o preparam para uma nova experiência, a de ter um filho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com