TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalização de Pessoas

Por:   •  3/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Criminalização de pessoas

A criminalização de pessoas apontam para processos de discriminação, que segundo a concepção corre o risco de criminalizar pessoas, por meio de um processo de marcação como delinquente para alguns em vez de outros, embora todos tenham praticados atos parecidos.

Criminalização de pessoas, se observarmos de modo marcante em determinadas camadas sociais, encontra eivada de preconceitos e discriminação, o preconceito acaba sendo um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas, já na discriminação é portanto tratar os outros com inferioridade, torna-se uma pessoa insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos, por isso age de forma se julgando superior.

Contudo, ainda que estimule a derivação de uma parte da sociedade com o comportamento criminoso, a criminalização não constitui uma explicação abrangente porque o indivíduo que escapa dessa rotulação pratica vários delitos paralelos ou concomitantemente, a violência doméstica, sua principal expressão que apresenta física ou sexual ou psicológica, pode deixar marcas indeléveis e ser fatal.

Pode-se entender que a violência em cada ato de poder exercido, para algumas família é relacional e as estratégias de comunicação ocorrem com o emprego da força, do poder de violência. São muitos os exemplos cotidianamente, que são paralelos pelos meios de comunicação pois destaca-se síndrome da criança maltratada que se refere a sevicias a menores, é o tratamento violento a que crianças e adolescentes vem sendo submetidos, especialmente em família, depara-se com crianças e adolescentes marcados por múltiplas fraturas consolidadas, cicatrizes e outras lesões, o que pode causar essa síndrome são os maus-tratos, abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico e negligência.

Os adolescente que sofreram maus tratos familiares sofrem mais violências na escola, vivenciam mais agressões na comunidade e transgredem mais as normas sociais, fechando um círculo de violência vivenciando menos apoio social com o autoestima baixíssimo, porem a percepção de ter sofrido violência depende do micro social mais próximo, principalmente familiares.

O que seria violência, para algumas pessoas pode ser apenas um comportamento licito de expressão de autoridade, portanto é um comportamento deliberado que pode causar danos físicos ou psíquicos ao próximo. É importante ter em conta que, para além da agressão física, a violência pode ser emocional através de ofensas ou ameaças. Como tal, a violência pode causar tanto sequelas físicas como psicológicas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com