TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho buscará informar um pouco dos interrogatórios sobre os inúmeros assuntos relacionados ao meio de trabalho, tais quais: as condições, segurança e saúde, dos trabalhadores no frigorífico. Ou seja, a realidade é dura no ponto de vista de transformar o trabalhador em um objeto sem nenhum valor digno de qualidade de vida. O documentário Carne e Osso possui relatos das pessoas entrevistadas e diversas imagens do trabalho que permite reconhecimentos e compreensões importantes O psicólogo nas organizações é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação e treinamento profissional. A psicologia organizacional tem como objetivo: “[...] contribuir com a produção teórica sobre o comportamento humano organizacional; participar de equipes multifuncionais para diagnosticar problemas organizacionais; promover treinamentos e desenvolvimento pessoal; realizar avaliações de desempenho; implementar a política de estágio da organização; rodízio interno de pessoal; implementar e/ou atualizar planos de cargos e salários; estabelecer em equipes multiprofissionais: relações com órgãos de classe; política de saúde ocupacional da organização; ações de assistência psicossocial que facilitam a integração do trabalhador na organização.” Este ramo não se restringe somente a gestão de pessoas, mas, também ao cuidado à saúde do trabalhador e da organização. Neste contexto de trabalho o psicólogo será uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados” (BASTOS, GALVÃO, 1990).

O seu principal objetivo é aumentar e manter a qualidade de vida no trabalho por meio de um bom clima organizacional, condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento de pessoal e relação harmônica entre os funcionários. Conforme Fiorelli (2004) "A pessoa traz à organização sua “bagagem psicológica”, conhecimentos, características, preconceitos, experiências anteriores”, a autora complementa, “A visão do mundo que desenvolveu acompanha-a no cenário da organização, onde representará seus papéis." Cada pessoa adquire, com o passar dos anos, conhecimentos, bons e ruins, os quais carrega com ela e, consequentemente, os aplica na organização onde está exercendo alguma função. Sendo assim, nessa parte que o psicólogo entra em ação, acompanhando os colaboradores em seu local de trabalho, pois é nesse contexto que as dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos aparecem. No contexto atual, o mercado segue a lógica capitalista na qual o trabalho está

pautado nos princípios de produtividade, eficiência e competitividade. É neste cenário que a psicologia se torna presente nas organizações, tendo em vista que o principal diferencial das organizações são as pessoas. Apesar das inúmeras mudanças ocorridas nos últimos séculos no que se refere aos vários contextos desde o econômico, o social, o cultural e o tecnológico, pelo que passou a psicologia organizacional, a área ainda está voltada para métodos tradicionais como recrutamento, seleção e treinamento. Ainda é bastante conhecida por intervir no momento da aparição dos sintomas, como em casos de queda de produtividade, rotatividade, desencadeamento de doenças, desmotivação, insatisfação, entre outros. Todas as atividades realizadas por esses profissionais têm como metas atingir o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores com a cultura da empresa, aumentar a satisfação dos trabalhadores. O psicólogo tem muito a contribuir para o sucesso das organizações, porém é importante a reflexão de que nosso papel mudou consideravelmente e que não podemos mais ficar parados e acomodados em nossa sala, é preciso atuar como profissional mais aberto, informado, crítico, conhecedor do mercado, dos negócios da empresa e das reais necessidades de seus colaboradores.

2. JUSTIFICATIVA

Com base em um documentário será trabalhado aspectos que são retratados dentro do mesmo que estão ligados a psicologia organizacional. O documentário é uma produção da ONG Repórter Brasil, em 2011, uma organização que tradicionalmente trabalha com questões voltadas aos direitos básicos de cidadania e do trabalho. Mostrando como a solicitação de produtividade elevadíssima, em um setor importante da nossa economia, tem ocasionado muito o adoecimento dos trabalhadores. As imagens são tocantes, contém depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com seriedade por parte das iniciativas privadas, pela sociedade civil e pelo poder público. No documentário "Carne e Osso", é mostra o cotidiano dos trabalhadores dos frigoríficos de carnes (bovinos, suínos e aves), histórias de quem trabalha lado a lado com o risco, a dor, a falta de sentido e com o descaso de seus empregadores. A produção de carne no Brasil é carregada de desrespeitos à legislação trabalhista e o dia-a-dia de sofrimento.

“Uma regra, a qual determina o dever de respeito a dignidade, seja pelo Estado, seja por terceiros, no sentido de impedir o tratamento de qualquer pessoa como um objeto, quando este tratamento for decorrente de uma expressão de desprezo do ser humano” (NOVELINO, 2014, p.365).

Em seus trabalhos, os trabalhadores fazem uso de instrumentos cortantes perigosos, a realizam movimentos repetitivos podendo gerar lesões e danos com o tempo, situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com