TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

  • Atividade sobre o estudo do Artigo: “Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?”.

  1.  Qual o tema do artigo?

O artigo traz a relação entre cultura organizacional e liderança, traz os conceitos de cada termo numa escrita fácil compreensão. Primeiro, fala sobre cultura organizacional, logo após sobre liderança e a correlação entre os dois e por fim observando como isso se faz presente em restaurantes da Região Nordeste.

  1. Qual o tipo de pesquisa?

Esse artigo trabalhou numa pesquisa de campo caracterizado como descritivo e correlacional, porque um estudo descritivo tem por foco as descrições das características de uma determinada população e estabelecer relações entre as variáveis.

  1. O título escolhido foi adequado? É curto? É extenso? Omitiu informações importantes? Justifique.

O titulo foi bem pontual ao ser escolhido, além de transmitir o real foco do artigo. O titulo, particularmente, me chamou a atenção e me despertou uma curiosidade.

  1. Verifique e descreva se existiu coerência entre o título e os objetivos?

A coerência se fez presente em todo artigo, partindo da discussão da relação entre os temas propostos no título, além de mostrar as sete dimensões da liderança e os quatro tipos de cultura.

  1. O objetivo foi claramente definido? Qual foi o objetivo? Quais hipóteses estão sendo testadas?

O objetivo foi definido na introdução do artigo. Objetivo geral: Discutir as relações entre cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores. Objetivos específicos: Descrever as características dos restaurantes e de seus gestores; Identificar o perfil cultural dos restaurantes; Analisar as relações entre os tipos de culturas organizacionais e os estilos de liderança dos restaurantes.

  1. Hipóteses:

As hipóteses vistas nesse artigos são embasadas nas quatro culturas organizacionais colocadas pelos autores: clã, inovativa, de mercado e hierárquica. E as dimensões de liderança: transformacional, transacional. Então a partir do conhecimento desses construtos se formula questões sobre quais dessas culturas e essa dimensões que mais se sobressaem e como elas se correlacionam.

  1. Na Metodologia veja se estão descritas as seguintes informações:

  1. Onde foi feita a Pesquisa? Quando?

A pesquisa foi feita numa área de destaque na economia brasileira dentro do setor de serviços: turismo. E uma das áreas de maiores receita líquida foi o setor dos restaurantes. A região escolhida para se estudar, foram os restaurantes da cidade de Natal, no Rio Grande Do Norte.

  1.  Qual o objeto do estudo? Qual a forma de amostragem?

Como se acontece a liderança dentro dos restaurantes da cidade de Natal. A amostragem foi de 72,5 %, equivalente a 37 restaurantes.

  1. Quais variáveis estão sendo testadas?

Os quatros tipos de cultura (clã, inovativa, de mercado e hierárquica) e as sete dimensões de liderança (influência idealizada, motivação inspiracional, estimulação intelectual, consideração individualizada, recompensa contingente, gerenciamento por exceção, ausência de liderança)

  1. Como são analisados os resultados?

O primeiro questionário avaliou a cultura organizacional e com os dados foi feita uma inversão para que houvesse dados mais próximos do real. O segundo questionário aplicado foi para auto avaliação do estilo de liderança com 21 questões e avaliados numa escada Likert de 1 a 6. Com todos esses dados, foram tabulados, mensurados e analisados de forma quantitativa com auxilio do software estatístico SPSS (Statical Package for the Social Sciences)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com