TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho acadêmico busca esclarecer o conceito de cultura popular, cultura organizacional e clima organizacional, bem como mostrar de que modo esses três fenômenos se relacionam e como podem influenciar a sociedade.

Os conceitos estão descritos nos tópicos 2, 3 e 4 respectivamente, seguidos do quinto tópico que mostra a relação entre eles e a sociedade, totalizando assim 5 tópicos principais.  

Para alcançar nosso objetivo nos embasamos em apostilas de sociologia, artigos da internet, além de relatos de manifestações culturais do cotidiano.

2 CONCEITO DE CULTURA POPULAR

É uma expressão que representa um conjunto de elementos culturais típicos da sociedade de uma nação ou religião, pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte e etc.) em que o povo participa de forma ativa.

2.1 TIPOS, TRADIÇÕES E COMO É DIFUNDIDA

Ela surge das tradições e costumes e é transmitida dos mais velhos para os mais novos principalmente na forma oral. Abaixo alguns exemplos:

Carnaval: pode ser considerado um exemplo de cultura brasileira, a forma como ele é encontrado em diversas regiões acaba realmente se tornando uma grande manifestação cultural nacional.

Folclore: trata – se de historias e lendas que vão sendo contadas e repassadas de geração em geração.

Superstições: estão relacionadas a elementos místicos de um país e acabam se misturando com as histórias de folclores, existem superstições religiosas como o Santo Antônio, relacionadas a mulheres que querem casar e colocam o santo de ponta cabeça, e também do são Longuinho, a qual é muito comum que pessoas que perdem pequenos objetos peçam ajuda a ele, prometendo três pulinhos se achado o objeto.

3 CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL E COMO É DIFUNDIDA

A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. A noção de cultura organizacional ganhou mais notoriedade na segunda metade do século XX, depois de alguns investigadores da área de Gestão e Estudos Organizacionais começaram a defender os benefícios de estudar a cultura das organizações. Isso representou um ponto de viragem no estudo da Comunicação Organizacional. Até 1980, as ciências naturais consistiam a metodologia preferida para abordar a cultura organizacional, sendo que existia o propósito de encontrar soluções viáveis para os problemas de uma organização.

A noção de cultura era objeto de estudo da sociologia há bastante tempo, no entanto, só a partir dos anos 80, o conceito de cultura organizacional começou a ter mais visibilidade na mídia.

Nos anos 90, o conceito de cultura organizacional recebeu várias críticas, sendo que uma delas foi que o conceito foi admitido pela comunidade acadêmica de forma muito rápida. Alguns autores chegaram mesmo a afirmar que o conceito em questão entraria em decadência.

A cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa. A cultura organizacional contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento. A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais.

Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc

4 CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, e influencia em seu comportamento. Um bom clima organizacional é fundamental para o bom andamento de qualquer organização independentemente do seu ramo de atuação, quantidade de colaboradores, entre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com