TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão na Adolescência

Por:   •  10/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  1.868 Visualizações

Página 1 de 8

                        COLÉGIO MARISTA CONCEIÇÃO

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

AMANDA BENINCÁ, BRUNA GUARIENTI, CATHARINA FONSECA E GIULIA DEMARCHI

Passo Fundo

2016

COLÉGIO MARISTA CONCEIÇÃO

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

AMANDA BENINCÁ, BRUNA GUARIENTI, CATHARINA FONSECA E GIULIA DEMARCHI

Trabalho apresentado com o objetivo de levantar questões sobre a adolescência e abordar a importância da enfermidade.

Orientador: Prof.  Rafael Homrich

Passo Fundo

2016

Sumário

1.TEMA        4

2. O PROBLEMA E O OBJETO DE ESTUDO        5

3. JUSTIFICATIVA        6

4. OBJETIVOS        7

5. DESENVOLVIMENTO        8

5.1 ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO        8

5.2 A DIFERENÇA ENTRE OS ESTADOS PSICOLÓGICOS DA ADOLESCÊNCIA        9

5.3 CAUSAS DA DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA        9

5.4 ESTADOS PSICOLÓGICOS DE LUTO        9

5.5 CONSEQUÊNCIAS        10

5.6 ORIENTAÇÕES        11

6. CONCLUSÃO        12

7. REFERENCIAS        13


1.TEMA

A depressão é uma das doenças mais comuns da atualidade. É muitas vezes confundida nos seus sintomas e diagnostico, principalmente entre os adolescentes. Percebe-se que, em uma ilusão, estar na “bad”, estar triste ou estar “depre” possuem o mesmo significado.  Mas qual é a diferença entre um estado emocional e outro? O que realmente vai caracterizar alguém diagnosticado com depressão? Parte dessa confusão deve-se ao desconhecimento das pessoas sobre o que realmente é a depressão e quais suas implicações na vida do indivíduo.

2. O PROBLEMA E O OBJETO DE ESTUDO

Demonstra-se importante a diferenciação das três condições de estado mental, especialmente na adolescência. Nessa fase os indivíduos tornam-se vulneráveis a situações de stress e sofrimento psíquico. Essa vulnerabilidade se deve a uma transformação intensa em termos físicos, sociais e psicológicos

3. JUSTIFICATIVA

 O tema, depressão na adolescência, foi escolhido por ser uma doença comum, grave e pouco conhecida em seu significado. Os sintomas também podem ser facilmente confundidos com as características da própria adolescência. Como por exemplo a introspecção, que é algo natural até um certo ponto. Portanto, é necessário prestar atenção quando a particularidade se mostra normal e quando começa a se tornar um caso patológico.

4. OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo levantar questões sobre a depressão na adolescência. É de extrema significância que os jovens saibam diferenciar e administrar as fases de suas vidas. Esse período conturbado abrange vários tipos de emoções. Entretanto, acaba se tornando mais difícil o controle das situações que se apresentam. Nesse sentido, abordar o quadro depressivo especialmente na adolescência, é uma temática relevante na medida em que alerta os adolescentes, os pais e a sociedade para os sinais e sintomas da doença.

5. DESENVOLVIMENTO

Depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Segundo o IBGE (2014), cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil têm depressão. A prevalência da enfermidade é maior entre as mulheres (10,9%) do que entre os homens (3,9%).

Podendo surgir na perda de um ente muito querido, por fatores genéticos, doenças crônicas, entre outros. Estima-se que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. Porém, o que ultimamente tem preocupado os especialistas é o progressivo aumento do número de adolescentes com diagnóstico depressivo. Até então a incidência estava na faixa de 60 a 64 anos. "A depressão é a principal doença e motivo de inaptidão entre os adolescentes", afirma a OMS. 

5.1 ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo do grupo foi realizada com alunos do colégio Marista Conceição, entre o 9° ano do EF e 3° ano do EM. A análise permite concluir que a grande maioria dos adolescentes entrevistados não tem o conhecimento do significado da doença depressão. Esse resultado reafirma a relevância do tema escolhido e dos objetivos do grupo.

[pic 1]

5.2 A DIFERENÇA ENTRE OS ESTADOS PSICOLÓGICOS DA ADOLESCÊNCIA

Os adolescentes, de fato, confundem seus sentimentos. Na linguagem jovem, há uma enorme diferença entre estar na “bad” (termo comum entre os adolescentes), estar triste ou estar “depre”.

 Estar na “bad”, ocorre quando existe uma oscilação leve no humor, que não se prolonga, por exemplo após uma discussão com algum amigo. Entretanto, a tristeza é um sentimento intenso, porém passageiro, por exemplo a partir da mudança de cidade de alguma pessoa importante na vida do indivíduo.

A depressão, atinge todas as áreas da vida do ser humano, deixando-o sem perspectivas de futuro e sem vontade de procurar alternativas, ele simplesmente sente. Além disso, a depressão pode surgir da tristeza após um longo período de sofrimento em que o indivíduo se vê sem saída. A partir disso, ele não consegue mais identificar o motivo de seus sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com