TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão na Adolescência

Por:   •  4/4/2019  •  Monografia  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS MIGNONI

CONCLUSÃO ENSINO MÉDIO

Maria Carla Beatriz Getirana Tavares

Ester Cristina Marques Nogueira

DEPRESSÃO

TABOÃO DA SERRA

2018

Maria Carla Beatriz Getirana Tavares

Ester Cristina Marques Nogueira

DEPRESSÃO

Trabalho de conclusão de  Curso

Em requisito parcial à obtenção da

Diplomação do Ensino Médio.

Orientador: Bárbara

TABOÃ0 DA SERRA

2018

INDICE

INTRODUÇÃO.............................................................................................................03

ADOLESCÊNCIA........................................................................................................04

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA........................................................................05

TRATAMENTOS........................................................................................................07

CONCLUSÃO..............................................................................................................08

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................09

INTRODUÇÃO

  Com esse estudo, sobre depressão na adolescência, temos o intuito de tentar perceber uma problemática depressiva. Em uma das fases mais importantes do ponto de vista psicológico. Segundo Fleming a depressão é o mal do século e vem atingido bastante os jovens. Ou, por outro lado, também segundo Fleming, o adolescente sente um distúrbio afetivo que é maior do que os problemas psicológicos da adolescência, onde o risco de suicídio aumenta pelo impacto negativo nos mecanismos de adaptação e ajustamento social, onde se poderá instalar a depressão patológica, que curiosamente é muitas vezes ignorada, ou dificilmente reconhecida pelo próprio ou pelos familiares. Matos , diz que o adolescente raramente sabe da sua depressão, e suas atitudes e comportamentos se tornam defesas antidepressivas.  Releva-se como o adolescente enfrenta o seu sofrimento, a sua dor, a sua dificuldade em pensar, e pensar se!

  O presente trabalho é sobre depressão na adolescência, mas concretamente sobre as fases da adolescência e como podem se confundidas com a depressão. É objetivo desse trabalho mostrar como a depressão pode afetar a vida de um adolescente ainda mais se confundida só com uma fase. Esta organizado em 3 capítulos. No capítulo 1, será abordado a adolescência, aspectos físicos e biológicos. No capítulo 2, optamos por abordar sobre depressão, seus sintomas e causas. No capítulo 3, iremos abordar os dois temas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas e livros.

CAPÍTULO 1 – ADOLESCÊNCIA

  A adolescência é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança para se tornar um adulto. O objetivo cultural da adolescência é preparar o ser humano para a vida adulta. Prolonga- se entre os 12 até os 22

  Do ponto de vista biológico a adolescência é marcada pelo inicio e fim da puberdade, com alterações dos órgãos sexuais e características como altura, peso e a massa muscular. Do ponto de vista cognitivo, a adolescência é caracterizada por um aumento de capacidade mental, conhecimento e raciocino lógico. Do ponto de vista psicológico trata-se de uma fase com mudanças tão dramáticas que tem recebido descrições do tipo: “crise de identidade”, “psicose normativa”, entre outras.

  Na fase entre os 12 aos 18, a pessoa passa por um despertar do “eu”, ou da própria intimidade. A introversão tem agora um lugar mais evidente, pois o adolescente tem necessidade de viver em si mesmo. Por essa razão a timidez é tão característica na adolescência. E é nessa fase que surge a necessidade de amar e a vivência do primeiro amor. Os conflitos internos são explicados pelo medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros, mas também por um sentimento de inconformismo e agressividade provocados pela frustração de não ter total poder de si. Já na fase final da adolescência e inicio da vida adulta o individuo começa a se compreender e perceber mais a sua integração na sociedade. Apresenta um progresso na superação da timidez e mostra-se menos vulnerável as dificuldades. Vigotsky disse: “Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros.”, e nisso se baseia a adolescência.

  “ (…) Nenhuma adolescência é fruto do acaso, e grande parte do rumo que toma depende seguramente do que para trás se viveu… Nada parte do nada, e a melhor segurança para uma adolescência tranquila reside no capital afetivo acumulado durante a infância (…)”

                                                      Strecht

DEPRESSÃO NA ADOLESCENCIA

“ (...) Um adolescente com problemas graves não se autonomiza dos pais, isola-se ou conflitua com o grupo de amigos, inquieta-se permanentemente com a sua identidade. Pode então surgir a depressão, que estudos recentes provam não ser rara e poder provocar dificuldades ao jovem e à sua família. Então importa perceber a depressão juvenil, caracterizá-la sem ambiguidades e procurar solução para as suas consequências (...)”.

                                                         Sampaio

  Durante muito tempo acreditou-se que os adolescentes não eram afetados pela depressão, já que acreditavam que eles não tinham problemas vivenciais. Atualmente sabemos que os adolescentes são muito mais expostos a ter depressão do que os adultos e é um distúrbio que deve ser enfrentado seriamente em qualquer idade. Segundo Matos, a depressão começa a se instalar no meio ou no fim da adolescência. Compreende-se que durante a adolescência, período marcado por diversas perdas, desenvolve-se uma reação da posição depressiva. Em 1925 os autores se dividem em tendências sobre as quais indicam os diferentes componentes da depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com