TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiencia de milgram

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

partir das conclusões de S. Milgram (relatados no texto base) sobre o comportamento de obediência você deverá verificar se as estratégias adotadas pela empresa confirmam ou não as hipóteses de Milgram sobre o comportamento de obediência. Tanto nas situações que confirmam, quanto naquelas que não vierem a confirmar deverá ser justificado com base nos achados da pesquisa de Milgram (Texto Base)

A análise a ser feita é em cima de apenas um dos dois relatos de casos, sendo no caso aquele usado na respectiva turma em sala de aula, conforme indicado abaixo.

1.Uma primeira característica que distingue a Pise Firme das demais empresas do ramo é o fato de ter todo o seu quadro produtivo e operacional ocupado estrategicamente por mulheres. Já os cargos de gestão da empresa são todos ocupados somente por homens.

Por acreditar na capacidade masculina de comando, bem como na Tendência feminina de obedecer, a Pise Firme tomou como uma política de gestão esta diferenciação de gênero nos diferentes cargos da empresa.

Há de se acrescentar que, além da questão de gênero na ocupação dos cargos de gerência, a empresa adota também um perfil pré determinado para estes cargos. Assim, em todo o processo seletivo para a função de gerência é avaliado este perfil predeterminado, que inclui como destaque ter uma boa comunicação e se relacionar bem com os demais.

Após anos de análise de seus postos gerenciais a empresa chegou a conclusão de que tais

característica são imprescindíveis para proporcionar a adesão das colaboradoras aos

processos produtivos no dia dia.

Justificativa: .

O gêneroi também estudada realizando-se uma experiência com as mulheres. Milgram salientou o interesse teórico deste estudo na Psicologia Social por dois motivos: por um lado, as mulheres revelam-se como cedendo mais do que os homens, sendo de esperar numa experiência deste tipo um maior nível de obediência.

no experimento de milgram

os resultados indicaram que a mudança do perfil teve um efeito mínimo no nível de obediência, não sendo assim as características pessoais do Experimentador e da Vítima considerados como tendo uma importância decisiva.

2.Uma das característica da empresa que tem relação da teoria de Milgram pode ser vista no Departamento de Produção. Este foi o único em que a gerência era ocupada por dois gerentes. Este duplo lugar de comando se fez necessário para manter a alta produtividade que o setor requer. Isto porque com o tempo constatou-se que havia uma baixa produtividade nos momentos em que o gerente se ausentava por alguma razão. Tendo assim dois gerentes possibilitou que houvesse sempre a presença de uma figura de autoridade, produzindo por consequência um maior envolvimento dos colaboradores nas tarefas a serem cumpridas.

Justificativa: Milgram não deixou ainda de estudar a situação em que estavam presentes duas autoridades sob a forma de dois Experimentadores, sendo que ambos atuavam de mútuo acordo até o ponto em que um dava uma orem normal para prosseguir enquanto que o outro indicava precisamente o contrário. O sujeito via-se assim confrontado com as ordens mutuamente incompatíveis, ambas procedentes de uma figura de autoridade.

O resultado foi que os sujeitos interromperam a obediência às ordens no momento em que ambas as autoridades mostraram desacordo. Milgram explica este resultado dizendo que a ação se realiza no limite mais alto duma hierarquia social para o mais baixo; que dizer que o sujeito responde a sinais de um nível superior do seu, mostrando-se indiferente aos que lhe são inferiores. Neste caso, uma vez que o sinal estava “contaminado” a coerência do sistema hierárquico ficou destruída, bem como a sua eficácia na regulação do comportamento. Ou seja, nesta situação em que os dois Experimentadores dão ordens contraditórias a ação do sujeito paralisava já que não havia uma autoridade superior claramente definida, nem meios para determinar que linha de ação prosseguir. Para uma autoridade ser eficaz tem que se ver livre de todo o tipo de contradição.

Os relatos de Milgram fala claramente da figura de autoridade, de hierarquia que prova trazer resultados de obediência, mesmo acima de valores e consciência.Para que produtividade não caísse era necessário ter sempre por perto uma figura de autoridade.

3.No que tange aos efeitos da ausência da gerência sobre a produtividade dos colaboradores

o Departamento Financeiro passou a adotar uma estratégia diferente. Criou a figura da

Sub-gerente que, além dos critérios de gêneros e de perfil pré estabelecido, adotou também

que esta posição seria necessariamente exercida por um colaborador do próprio setor. Tal

decisão foi tomada pela empresa por acreditar que os Colaboradores desejariam este lugar

de poder e isto os levariam a se envolver mais intensamente no trabalho, independente se

as ordens viriam de um ex colega de trabalho.

Nesta situação Milgram retirou as ordens do Experimentador e as repassou para uma pessoal qualquer. O experimentador ausentou-se do laboratório depois de uma chamada de telefone oportuna, momento em que o substituto anunciava ao Professor que deveria aumentar progressivamente o nível de descarga sempre que o aluno emitisse um erro, insistindo sempre neste procedimento. O professor via-se assim confrontado com uma situação definida por uma autoridade experimental, mas com ordens acerca dos níveis específicos de descargas, vindas de uma pessoa normal, sem autoridade e insistente. Os resultados mostraram um rápido decréscimo na obediência.

Através dos resultados obtidos nestas experiências relativas a situações em que um homem vulgar e não uma autoridade dá instruções a outro indivíduo relativamente à administração de descargas, Milgram confirmou um fato essencial: o fator decisivo é a resposta à autoridade, mais do que a resposta a uma ordem particular de administrar descargas. As ordens que tem a sua origem fora da autoridade perdem toda a sua força. O que conta não é o que os sujeitos fazem mais sim para que o fazem.

O Departamento Administrativo e de Recursos Humanos traz também algumas

peculiaridades. Uma delas foi criar espaços diferenciados e separados para as refeições

entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com