TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Gabriela Ayres

Rafaela Marassi

A Obra do educador francês Célestian Freinet

Rio de Janeiro

2018

INTRODUÇÃO

Visamos abordar um pouco do material estudado pelo pedagogo francês Celéstin Freinet (1896-1966), que com todos os obstáculos dos anos 50 consegue espalhar sua pedagogia inovadora pelo mundo, defendendo a livre expressão, a cooperativa da educação pelo trabalho e o método experimental.

Ele foi um grande educador popular e um inovador, o trabalho de Freinet despertou grande admiração, Piaget considerou o educador francês um pedagogo genial, para o mesmo a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real.

Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática, ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e portanto desligada da vida, além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador, isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente.

PRÁTICA PEDAGÓGICA 

O papel do educador é de despertar e manter na criança suas forças vivas que alcançam a verdadeira aprendizagem, proporcionando aos alunos oportunidades de realizarem suas necessidades, dando-lhes condições e apoio, fazendo com as crianças atividades que na sua realização tenham prazer, com intuito do desenvolvimento e a formação de sua personalidade.

O pedagogo Freinet era, nesse sentido, um político. Sua contribuição específica foi ter querido implantar o materialismo histórico no contexto da sala de aula. A renovação do ensino, indispensável para a libertação do homem, não se dá mediante discursos e textos, mas com práticas e meios técnicos que, de algum modo, tornem real essa libertação. A imprensa é a técnica por excelência, é ela que melhor materializa o pensamento e a comunicação escrita.

As experiências das crianças devem ser valorizadas e respeitadas, pois elas precisam de espontaneidade nas suas atividades, mas não deixando de lado a importância da disciplina escolar e que o professor possa atuar com autoridade seu papel. Sua técnica ou prática pedagógica tem como base a experimentação e documentação desejava alcançar uma educação centrada na criança, dando grande importância às atividades manuais para se ter crianças ativas e dinâmicas capazes de realizar grandes feitos quando adultos que resultará em mudanças na sociedade, mas para isso é preciso que as escolas estejam presentes no meio social das crianças.

Freinet defendia a imprensa escolar onde as crianças teriam voz ativa e se sentiriam fazendo parte atuante na sociedade defendia também aulas-passeio não para distração, mas para usar as experiências para se chegar ao conhecimento, o modo como uma criança se comporta em sala de aula depende de seu estado orgânico e fisiológico. Sua pedagogia visa Influenciar as crianças em sua aprendizagem uma visão ampla sobre a sociedade, a seres cidadãos consciente no meio social, seu método surgiu para suprir as necessidades da criança construindo participantes críticos e responsáveis, um laço formado pelo estudante e educador, este Freinet chamou de movimento pedagógico cooperativa sendo uma proposta que valoriza a atividade em grupo e avaliação individual, respeitando seu ritmo de trabalho.

Com suas práticas procurou desenvolver textos que despertassem mais o interesse dos alunos, acreditando que o educar é construir juntos, mostrando que e assim como os adultos as crianças também não gostam de imposições, pois ninguém gosta de trabalhar sem objetivos, sendo fundamental a motivação para que esta seja desenvolvida de uma melhor maneira, zelado pela disciplina em sala de aula, porém sem o autoritarismo, pois castigar é sempre um erro, sua pedagogia é uma prática libertadora.

Tinha como objetivo aproximar a escola da vida, Freinet passeava com seus alunos fazendo observações e descobertas relacionadas à vida social, a natureza, economia e cultura, estes debates eram feitos e registrados no Livro da vida, tendo a participação também de seus alunos, e gradativamente ele criou a impressa escolar, possibilitando a criação de textos e despertando cada vez mais o interesse dos educando, os alunos desenvolviam jornais, cuja leitura era distribuída para a família e amigos, estes passaram a ter ligações com pessoas distantes, através da correspondência interescolar, através de desenhos, cartas e fotos, e as crianças que não tinham conhecimento sobre os costumes da comunidade, passaram a conhecer.

Desenvolve a educação pelo trabalho, valorizando a livre expressão, sendo ela oral, escrita, musical, pintura e teatro, ele desprovia de diferentes recursos tecnológicos de sua época, seus alunos também praticavam trabalhos agrícolas, de marcenaria e jardinagem.


O PROFESSOR E SUAS TÉCNICAS

O professor depositando maior confiança nas crianças consegue superar a capacidade de raciocínio e criatividade, este deve amar, respeitar e entender suas necessidades, deixando de ser vistos como autoridade e passando a serem verdadeiros amigos das crianças. Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.  

O educador deve lutar para que o sistema educacional ofereça condições favoráveis para o seu desenvolvimento e conhecimento, deve-se oferecer o que realmente a criança necessita, com alimentação, espaço para brincar, pessoas preparadas para orientá-las e educá-las, e desta maneira a criança desabrochara naturalmente. O professor que utiliza boas técnicas consegue atingir bons resultados, ter clareza que a criança é da mesma natureza que o adulto, e seu tratamento não devem ser de maneira rígida, em sua concepção torna-se fundamental que o professor faça da escola um espaço aberto para todas as riquezas do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com