TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  7/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 20

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Psicologia

Dayane Aparecida Marques dos Santos
Michele Mello da Silva Almeida

Sarah Rocha Machado
Taina Antônia

EMPRESA FAMILIAR

Belo Horizonte

2016

Dayane Aparecida Marques dos Santos
Michele Mello da Silva Almeida

Sarah Rocha Machado
Taina Antônia

EMPRESA FAMILIAR

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Pessoas I do curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor: Álvaro

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

1. Introdução        3

2. Empresa de locação de veículos Via Fácil Rent a Car e as relações de trabalho em empresas familiares        4

3. Entrevistas        6

3.1 Entrevista realizada com os quatro sócios fundadores        6

3.2 Conversa com os três funcionários não sócios        11

4. Organograma da empresa        14

5. Crises e impasses        14

5.1 Como eles atravessaram este momento?        15

6 Conclusão        15

        


1. Introdução

É claro para a maioria da população, que trabalho e família são dois campos ou instituições completamente diferentes e obviamente regidas por lógicas diferentes, visto que a primeira é da esfera pública e a outra da esfera privada. Apesar de diferentes, elas se afetam mutuamente, pois as necessidades pessoais e financeiras da segunda são realizadas pela primeira - as pessoas precisam trabalhar e gerar renda para satisfazer suas necessidades econômicas, de cunho pessoal e familiar – e quando se tem problemas na instituição familiar, percebemos que isso afeta diretamente o trabalho. Apesar disso, elas se influenciam, mas, conseguem caminhar lado a lado. Os problemas ou dificuldades surgem quando os laços entre elas se estreitam, e surgem a partir dessa união as chamadas empresas familiares.[1]

As gestões dos grandes grupos empresariais no Brasil e no mundo são quase que em sua totalidade, restrita aos membros da própria família, e normalmente vemos que as empresas se tornam um ambiente voltado a proliferação dos problemas originados da relação família-empresa que, quando não são identificados e tratados em tempo, podem comprometer o desempenho da organização.

Empresas familiares que conhecemos e que em 2010 eram líderes em receita líquida – Ipiranga (família Gouveia Vieira), Gerdau (família Gerdau), Casas Bahia / Ponto Frio (família Klein), Sadia (família Fontana) rede Globo (família Marinho) entre outras - e que conseguiram vencer no mercado, tiveram que observar fatores como problemas de ineficácia na gestão, preparação do terreno para o processo sucessório, a profissionalização do quadro de pessoas, e, sobretudo combater os conflitos e fazer com que interesses profissionais sobressaíssem aos interesses pessoais entre integrantes da família.

No livro Sucessão e Conflito na Empresa Familiar, Lodi (1987) nos apresenta causas para o conflito em empresas familiares: “... uso indevido dos recursos da empresa por seus membros; falta de sistemas de planejamento financeiro e de apuração de custo; resistência à modernização; emprego e promoção de parentes por favoritismo e não por competência...”.

O nosso trabalho, com base na visita a Locadora Via Fácil Rent a Car, empresa familiar com tradição de 20 anos, visa conhecer a dinâmica e a rotina de uma empresa familiar, construir um organograma da empresa, e organizar, através da coleta de memória oral e análise documental um livro da história da mesma.

O campo investigativo nos oferecerá a possibilidade de nos empreendermos na busca por respostas condizentes às nossas dúvidas.

2. Empresa de locação de veículos Via Fácil Rent a Car e as relações de trabalho em empresas familiares

A empresa de locação de veículos Via Fácil Rent a Car,foi fundada em 1996, sob a égide de quatro irmãos que trabalhavam para um empresário dono de uma locadora de veículos e de venda de aviões de pequeno porte. Cansados de serem empregados, pois desde muito pequenos já trabalhavam e ajudavam a sustentar a família, motivados pelo desejo de prosperidade, resolveram montar sua própria empresa, uma vez que já tinham percepção de mercado e tempo de sondagem no campo de locação de veículos. Cada um colocou o seu próprio carro para aluguel, ou seja, começaram com quatro carros, todos Fiat Uno, somando hoje noventa e oito carros, em sua maioria carros da Fiat, pela rápida manutenção. Segundo Olímpio:

Perceber, reconhecer e aproveitar a oportunidade, ou criar a oportunidade, dependem muito mais de atributos pessoais do que de fatores externos. Saber reconhecer uma oportunidade e agir no momento certo são atributos da personalidade, da dinâmica pessoal. (1993)

Após a estabilização, empregaram consecutivamente: o irmão mais novo, Fábio; a mãe deles, dona Eunice, que se juntou a equipe após a morte do marido, e por fim, o filho de um dos sócios, Daniel. A difusa participação da família neste empreendimento, nas decisões, nas escolhas e nas motivações que trazem consigo o desejo de crescimento e ampliação da empresa é a marca do trabalho responsável, sério e capaz que fizeram desta empresa familiar uma empresa que vem rompendo as décadas e atravessando as crises globalizadas.

As relações de trabalho em empresas familiares são construídas a partir não apenas de uma mesma visão, mas também sob o desejo de que a família prospere e cresça da melhor forma possível. Motivados pelo desejo ambíguo de visibilidade no mercado e transparência em seus empreendimentos o propósito e ideal que movem estes quatro irmãos é avançar e desenvolver estratégias cada vez melhor de se relacionar com os clientes e com eles mesmos.

Assim como diz Clemente:

O mundo, hoje requer das empresas agilidade e competitividade, assumindo o pódio aquela que conseguir, com mais rapidez, coletar e criar informações, selecioná-las, processá-las e utiliza-las de modo a atender e até antecipar-se as demandas do cliente, razão de existência de qualquer empresa (2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (250.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com