TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas e Liderança

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Gestão de Pessoas e Liderança

Questão Central

Diretrizes

Prezado Aluno,

A resposta para a questão central deve ser apresentada neste mesmo arquivo.

  • Fonte: Times New Roman ou Arial tamanho 12;
  • Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas);
  • Nº de palavras: 150 a 250 palavras;
  • Se aplicável as referências citadas devem ser apresentadas de acordo com NBR 6023:2002 (ABNT).

Questão Central

Neste módulo, estudamos alguns dos principais aspectos que influenciam nas relações entre empregados e organização. bem como conhecemos algumas das principais teorias sobre gestão de pessoas atualmente adotadas. Vimos que a empresa tem seus objetivos e expectativas em relação a seus empregados, bem como que cada empregado também tem anseios em relação à empresa. Dependendo do modelo de gestão adotado, essas diferenças podem gerar conflitos que impactam diretamente na produtividade da equipe e nos resultados da empresa.

Assista a entrevista com Alexandre Pellaes:

https://www.youtube.com/watch?v=Nhji9rzUqf0

Nesta cena, eles conversam sobre as diferenças de gestão de pessoas que encontramos atualmente e quais os efeitos de cada modelo de gestão sobre as pessoas e seus efeitos nas pessoas a curto, médio e longo prazos.

Após assistir ao vídeo, escolha uma experiência profissional que você tenha vivenciado ou que outra pessoa que você conhece tenha vivenciado, classifique o tipo de gestão com base no que foi apresentado nos conceitos da apostila e sugira duas ações que poderiam ser ajustadas por parte da gestão de pessoas, para que aprimorar o desempenho das pessoas envolvidas.

Resposta: Utilize este espaço para inserir sua resposta.

Segundo Chiavenato (1999), "A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais."

Certa vez, numa dessas conversas entre colegas de trabalho, um deles expôs a seguinte situação:

“no departamento onde trabalho, costumamos brincar que somos divividos em alas pelo Big Boss: a área vip, constituída pelos colegas que tem mais tempo na empresa, e a ala onde eu e os demais, com menos tempo de casa, estamos. A diferença de tratamento é gritante. A aréa vip tem horários diferenciados, regalias, convites para ganhos extras e a pouco descobrimos que até bônus de Natal rola nos bastidores por aqueles escolhidos pelo Big Boss. Embora nosso trabalho seja em equipe, para que tudo ocorra bem durante todo o processo, cada um deve realizar a tarefa que lhe foi confiada. No entanto, ao final de cada ação, ele sempre intitula um membro da equipe, geralmente que faz parte do seu clã, como o destaque. Ele não percebe que sua atitude nos desmotiva, gera um desconforto entre os demais. Eu mesmo, que costumo ser pró-ativo, disciplinado e comprometido, passo a só fazer o que me pedem e se me pedirem. Fico igual a um enfeite, com cara de poucos amigos.”

Temos aqui um misto de cultura organizacional, que transita entre a de Tarefas e de Papéis. Uma empresa sem funcionários motivados, acaba por perdendo os bons talentos e aumentando a rotatividade. Me pareceu entretanto que, a gestão presente deva ser a do autoritarismo. Uma das ações que poderia ser adotada é a dispensa do Gestor. Exige-se tanto dos funcionários que os gestores são esquecidos e nunca avaliados, tornando-se muitas vezes o “câncer” do setor. Deixar claro para o funcionário a importancia e o valor do que desenvolve, torna-o mais dedicado e disciplinado. Alinhado-se com os propósitos e objetivos coorporativos.

Referências

<https://www.gupy.io/blog/gestao-de-pessoas-segundo-chiavenato> Acesso em: 22 out.21

<https://www.gupy.io/blog/cultura-organizacional> Acesso em : 23 out.21

CHIANVENATO, Adalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com