TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HERANÇA DO FUNCIONALISMO

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  2.478 Visualizações

Página 1 de 9

CAPÍTULO 8 – PSICOLOGIA APLICADA:

A HERANÇA DO FUNCIONALISMO

  1. O que o julgamento da Coca-Cola e a pesquisa de Hollingwort significaram para a psicologia?

Significou o reconhecimento da psicologia aplicada, tendo um aumento significativo de procura para o curso. O reconhecimento pelo caso Coca-Cola, teve como inicio de uma carreira solida bem sucedida para os psicólogos.

  1. Por que as abordagens á psicologia defendidas por Wundt e Titchener não deram certo nos Estados Unidos?

Pois nos Estados Unidos estava se fortificando em outro tipo de psicologia, a aplicada. E Wundt e Titchener tinham idéias diferentes, como a psicologia deveria ser aplicada, com métodos mais antigos das abordagens de psicologia, até mesmo os seus seguidores, preferiam pesquisar novos métodos de aplicação.

  1. Com a psicologia cresceu e se desenvolveu nos Estados Unidos entre 1880 e 1900? Dê exemplos específicos.

Pelo progresso que a psicologia andava tendo nos Estados Unidos, a procura pelo curso aumentou. E com a procura pela psicologia aplicada aumentou os Estados Unidos investiu em laboratórios bem equipados e a graduação do curso e pós graduação já na grade das grandes universidades dos U.S. A.

  1. De que modo as forças econômicas influenciaram a evolução da psicologia aplicada? Você acha que, sem elas, a psicologia aplicada teria se desenvolvido nessa época?

Com o aumento da economia no país, eles puderam investir em laboratórios, aumento de universidade colocando em sua grade o curso de psicologia e os psicólogos sendo bem remunerados. Se a economia não tivesse o seu aumento naquela época, não teria investimento na psicologia aplicada.

  1. De que forma o trabalho de Cattell alterou a natureza da psicologia americana? Como ele promoveu a psicologia para o público em geral?

James Cattel alterou o ruma da natureza psicológica americana quando contribuiu para aumentar o prestigio da psicologia perante a comunidade científica, promovendo a aplicação prática, onde a psicologia prática seria inserida no mundo real. Com a promoção da psicologia aplicada reforçou ativamente o movimento funcionalista na psicologia americana a partir da aplicação de testes no estudo dos processos mentais, que foi usada para oferecer serviços para indústrias, comunidade e a população em geral

  1. Compare as abordagens de Cattell e Binet no desenvolvimento dos testes mentais. Descreva o impacto da Primeira Guerra Mundial no movimento dos testes.

Os testes mentais de Cattel lidavam principalmente com as medidas sensório-motoras elementares: velocidade do movimento, sensibilidade tátil, tempo de reação ao som, tempo necessário para nomear cores, pressão necessária para provocar dor na testa e diferença mínima perceptíveis entre dois pesos.

Para Binet a avaliação das funções cognitivas como a memória, a atenção, a imaginação e a compreensão, proporcionava medidas de inteligência mais adequadas, portanto ele aplicava testes psicológicos com medições mais complexas do que os testes mentais. Com a Primeira Guerra Mundial o exército americano enfrentava dificuldades para recrutar e atribuir tarefas mais adequadas para cada soldado, os testes mentais foram incorporados no exército, porém era preciso uma técnica com resultados imediatos, com isso foi desenvolvido aplicação de testes em grupo.

  1. Descreva o impacto que a Primeira Grane Guerra teve no movimento dos testes.

A Primeira grande Guerra teve um grande impacto nos testes mentais, não só pelo desenvolvimento de testes em grupo, mas também como o aperfeiçoamento dos procedimentos de seleção e treinamento de soldados, capacitados para exercer determinados postos.

  1. Defina os conceitos de idade mental e QI. Como eles são calculados?

Idade Mental: idade na qual as crianças podem realizar certas tarefas específicas típica da idade. O teste era realizado através de três funções cognitivas: o julgamento, a compreensão e o raciocínio.

Q.I: O Quociente de inteligência são testes individuais, onde representa a inteligência de uma pessoa. O Q.I é obtido pela proporção entre a idade mental e a idade cronológica – I.Mx100/I.C.

  1. Por que algumas organizações abandonaram o uso dos testes psicológicos na década de 1920, apesar de sua popularidade?

Uma epidemia de testes varreu os Estados Unidos mas na ânsia de atender á urgente demanda comercial e educacional, era inevitável que surgissem teses inadequados e mal elaborados que ofereciam resultados insatisfatórios. Um exemplo foi o teste de inteligência do Thomas Edison aplicado para 36 colegas da pós graduação. Mas a pergunta poderiam  ser fáceis para ele, os colegas responderam corretamente algumas delas.

Thomaz fez o seguinte comentário “Em se tratando de pessoas que freqüentaram a faculdade, acho as surpreendentemente ignorantes. Parece que nãos abem nada”.

E assim The New York publicou 23 artigos sobre ele, o que contribuiu significativamente para a desmoralização dos testes perante o publico e para o declínio do prestígio cientifico da psicologia. O descuido e a imprecisão do trabalho de Edison e de outros levaram as grandes organizações a abandonarem os testes psicológicos.

  1. Como analogias com medicina e engenharia emprestaram autoridade cientifica aos testes de inteligência?

Os Psicólogos descreviam as pessoas testadas não como sujeitos, mas como pacientes. Afirmaram serem os testes análogos aos termômetros, que naquela época estavam disponíveis somente para os médicos. Apenas os treinados adequadamente podem usá-lo, assim como somente as pessoas treinadas podiam aplicar os testes psicológicos.

Os testes eram promovidos como se fossem maquinas de raio X, que permitiam ao psicólogo enxergar dentro da mente, para dessecar os mecanismo mentais dos seus pacientes.

Engenharia foi mencionada também, as escolas como fabricas de educação e os testes como forma de medir o produto fabricado. A sociedade era comparada a uma ponte e os testes de inteligência eram ferramentas cientificas para preservar-lhe a firmeza, detectando os elementos mais fracos os cidadãos medíocres que seriam removidos da sociedade e institucionalizados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com