TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 4

1. De que maneiras o estruturalismo, o funcionalismo e a psicologia da Gestalt contribuíram para a psicologia como conhecemos hoje, embora eles já não existam como escolas de pensamento?

Estruturalismo - realização revolucionária como a primeira escola de pensamento da nova ciência e a fonte vital de oposição para os sistemas seguintes.

Funcionalismo - a psicologia norte‐americana atual é vista mais como uma profissão científica e suas descobertas são aplicadas praticamente em todos os aspectos da vida, a atitude funcional e utilitária, de fato, mudou a natureza da psicologia.

Gestalt - A oposição ao elementarismo, o apoio à abordagem da “totalidade” e o interesse na consciência influenciaram os psicólogos da psicologia clínica, da aprendizagem, da percepção, da psicologia social e do pensamento. Embora não tenha transformado a psicologia da maneira como esperavam seus fundadores, ela exerceu considerável impacto e deve ser considerada um sucesso.

2. Quais influências anteriores nos campos da psicologia e da medicina levaram ao desenvolvimento da psicologia cognitiva? Descreva essas influências.

Quando Wundt instituiu a psicologia como disciplina científica independente, o trabalho dele concentrou‐‐se na consciência. Ele pode ser considerado o precursor da psicologia cognitiva contemporânea pela ênfase do seu trabalho na atividade criativa da mente.

O behaviorismo intencional de E. C. Tolman foi outro precursor do movimento cognitivo. Sua forma de behaviorismo reconhecia a importância das variáveis cognitivas e contribuiu para o declínio da visão de estímulo‐resposta.

A psicologia da Gestalt também influenciou a psicologia cognitiva por causa do enfoque “na organização, na estrutura, nas relações, no papel ativo do objeto e na participação importante da percepção na aprendizagem e na memória”. A escola de pensamento da Gestalt ajudou a manter vivo ao menos um pouco do interesse na consciência durante os anos em que o behaviorismo dominava a psicologia norte‐americana.

Outro precursor da psicologia cognitiva foi o psicólogo suíço Jean Piaget. Seu trabalho, focado na criança, ajudou a ampliar o campo de aplicação da psicologia cognitiva.

3. Quais são os primeiros indícios do surgimento da revolução cognitiva na psicologia?

A mudança, agora percebida como drástica, ocorreu de forma gradual e silenciosa, sem alard

es. A fundação da psicologia cognitiva não ocorreu da noite para o dia nem deve ser atribuída ao carisma de uma pessoa que – como Watson – transformou a área praticamente sozinha. Assim como a psicologia funcional, o movimento cognitivo não apresenta um fundador único, talvez porque nenhum dos psicólogos atuantes na área ambicionasse a liderança do novo movimento. O interesse dele era pragmático, apenas dar continuidade ao trabalho de redefinição da psicologia.

Em retrospecto, a história identifica dois pesquisadores que não foram fundadores, no sentido formal da palavra, mas contribuíram com o trabalho inovador e influente na forma de um centro de pesquisa e de livros considerados marcos no desenvolvimento da psicologia cognitiva. São eles George Miller e Ulric Neisser. Suas histórias indicam alguns fatores pessoais envolvidos na formação de novas escolas de pensamento.

4. Quais fatores pessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com