TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas História da Psicologia Moderna

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  7.448 Visualizações

Página 1 de 9

1. QUESTÕES CAPITULO 4

2. Qual a diferença entre “fundação” e “criação” de uma ciência?

A criação envolve o desenvolvimento de várias pesquisas que contribui para os estudos, já a fundação reuni todos esses estudos realizados para o escopo da psicologia, consequentemente fundando uma escola.

4. Descreva a metodologia e as regras de instropecção adotadas por Wundt. Ele defendia a instropecção quantitativa ou qualitativa? Por quê?

A metodologia usada por Wundt era a da introspecção, mas de uma forma modificada, seus sujeitos eram treinados em auto-observação, que o mesmo chamava de percepção interna. As regras eram as seguintes:

• Os observadores devem ser capazes de determinar quando o processo será introduzido.

• Os observadores devem estar em estado de prontidão e alerta.

• Deve haver condições adequadas para se repetir várias vezes a observação.

• Deve haver condições adequadas para se variar as situações experimentais quanto a manipulação controlada do estimulo.

Ele defendia a introspecção quantitativa, pois Wundt praticamente não aceitava o tipo de introspecção qualitativa em que as pessoas simplesmente descreviam suas experiências íntimas. A descrição introspectiva que buscava estava relacionada principalmente aos julgamentos conscientes sobre o tamanho, a intensidade, a duração de vários estímulos físicos, ou seja, o tipo de análise quantitativa da pesquisa psicofísica.

5. Apesar das muitas diferenças, o que os trabalhos de Wundt, Ebbinghaus, Brentano e Stumpf têm em comum?

Os trabalhos desses estudiosos, apesar de suas distinções, possuem em comum o progresso: mudaram a perspectiva da natureza humana e ampliaram a o avanço no estudo da psicologia.

9. Qual é a divergência entre Stumpf e Wundt em relação à introspecção e à redução da experiência a elementos?

Wundt e Stumpf eram tidos como rivais por divergirem pensamentos. Stumpf defendia a fenomenologia, exame de experiência imparcial, Wundt por sua vez, defendia a ideia de dividir a experiência em elementos.

10. Como a ideia do pensamento sem imagens desafiou o conceito de experiência consciente de Wundt?

Wundt afirmava em seus estudos que toda experiência é feita de sensações e imagens, porém Kulpe com introspecção direta, revelou que o pensamento pode sim existir sem qualquer conteúdo sensorial ou de imagem.

13. No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?

Wundt achava que era impossível para o observador focar sua atenção em dois ou mais objetos ao mesmo tempo. Foi então que ele decidiu modificar um relógio de pêndulo, ao qual denominou “medidor do pensamento”, ele o usava para medir o processo mental para perceber os dois estímulos. Os resultados de suas pesquisas, onde ele próprio era o experienciador, indicaram que levava um oitavo de segundo para se registrar os dois estímulos sequencialmente, o que o levou a escrever que “a consciência retém só um pensamento, uma única percepção. Quando parece que temos diversas percepções simultâneas, somos enganados pela sua rápida sucessão”.

18. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?

Fechner descobriu a psicologia experimental muito antes que Wundt, mas foi ele que se determinou afundá-la com uma nova ciência, criando o primeiro laboratório, revista especializada.

2. QUESTÕES CAPÍTULO 6

6. De que forma o evolucionismo de Darwin incentivou o desenvolvimento da psicologia animal? Qual foi a reação inicial de Wundt a esse desenvolvimento?

A psicologia animal, resultante da teoria evolucionista, foi importante para demonstrar a existência da mente nos animais e a continuidade entre a mente animal e a mente humana.

11. De que modo a visão empirista de Locke influenciou o trabalho de Galton sobre testes mentais?

Foi Galton quem deu origem ao conceito de testes mentais. Ele imaginava que a inteligência podia ser medida com base na capacidade sensorial individual e que quanto mais inteligente, mais alto seria o nível de funcionamento sensorial do indivíduo. Galton extraiu essa ideia da visão empirista de Locke de que todo conhecimento é adquirido por meio dos sentidos. Se Locke estivesse correto, as pessoas mais inteligentes teriam os sentidos mais aguçados. Testes mentais: testes de habilidade motora e capacidade sensorial; os testes de inteligência usam medições mais complexas de habilidade mental.

12. De que maneira os dados e as ideias de Darwin alteraram o objeto de estudo e os métodos da psicologia?

A ideia de Darwin influenciou o desenvolvimento da teoria comportamentalista, que considera que o comportamento do ser humano possui função adaptativa, ou seja, não há patologia. Além disso, a interação do indivíduo com o meio e a sobrevivência, colocada como fatores principais da constituição do homem, são o ponto chave da Psicologia.

13. Com base em que os funcionalistas protestavam contra a psicologia de Wundt e o estruturalismo de Titchener?

14. Os funcionalistas lidavam com que aspectos da consciência?

16. Quais foram as ferramentas estatísticas desenvolvidas por Galton para medir as características humanas? Descreva a pesquisa de Galton sobre o gênio hereditário.

17. Por que parecida inevitável que a teoria evolucionista fosse proposta e aceita em meados do século XIX? Qual é a influência do Zeitgeist no êxito das ideias de Darwin?

3. QUESTÕES CAPÍTULO 7

3. Faça uma comparação entre as contribuições do funcionalismo e do estruturalismo na psicologia.

O funcionalismo exerceu uma forte oposição ao estruturalismo, transferindo a ênfase da estrutura para a função, buscando soluções de problemas práticos. Comparado ao estruturalismo, o funcionalismo adicionou o estudo sobre bebes, crianças e adultos com dificuldades mentais. Além disso, o funcionalismo complementou o método introspectivo com dados obtidos através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com