TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Psicanalise

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DA PSICANÁLISE

Freud começa sua história profissional como neurologista tentando aliviar os seus pacientes neuróticos, foi através disso que conheceu fatos novos e importantes sobre o inconsciente assim surgiu a Psicanálise.

Freud viaja para Paris 1985 para conhecer CHARCOR

A histeria era conhecida como a doença do útero que dominava o corpo das mulheres para saber o motivo das convulsões os médicos deixavam suas pacientes em estado de sonambulismo, ou seja, a Hipnose.

CHARCOR adormecia as mulheres e faz desaparecer provisoriamente os sintomas das mulheres, ele usa o hipnotismo para mostrar que a histeria é uma neurose sem ligação com o útero.

A partir de CHARCOR FREUD cria uma nova ligação entre histeria e sexualidade

Freud diz sobre a importância dos sonhos que é uma forma da gente acessar o inconsciente tudo é importante e tem significado os atos falhos os sonhos e os esquecimentos.

No inconsciente nada termina, nada passa, nada é esquecido.

Longe de ser uma profecia mágica o sonho no sentido freudiano é a realização de um desejo inconsciente ou reprimido. O sonho é um caminho real que leva para inconsciente para descoberta de um além da consciência interno ao próprio sujeito.

A interpretação dos sonhos:

O ponto crucial é quando Freud diz: Estou seguindo a pista de uma psicologia geral que não si aplica apenas aos neuróticos, mas a todos. Através da interpretação de seus sonhos Freud identifica a origem do seu problema sexual e de seu terror pela sexualidade a partir de uma cena traumática que ele teria visto na sua infância seus pais fazendo amor bestialmente, como lobos.

Em 1910 as sessões de quarta feira foram transferidas de apartamento do Freud para um colégio de doutores.

Freud tinha algumas regras sobre a psicanálise e as publicou nos seus famosos artigos técnicos. Uma delas é que não se analisa uma pessoa próxima como um amigo. O ideal é analisar uma pessoa estranha. Parece que Freud não leu Freud, pois ele analisou sua própria filha. O que de ponto de vista técnico é terrível.

Freud sempre definiu seu judaísmo, ou sua condição de judeu como indefiníveis.

Consciente, Pré-consciente e Inconsciente

Consciente é tudo aquilo que estamos cientes do momento, é o agora, pra Freud o consciente é a menor parte da nossa mente.

Já o pré-consciente é uma parte do inconsciente onde nos acessamos aquela memorias mais rápidas, mais fáceis e mais acessíveis o pré-consciente utilizar também de memorias e lembranças que o consciente precisa para manter tudo ok.

O inconsciente é a parte mais importante da nossa mente e também a maior porção dela segundo Freud. Nele temos todas as nossas lembranças, ou seja, todo material não é esquecido ele só não é lembrado ou não pode ser lembrado, ele é o maior responsável pela nossa personalidade e nele contem as fontes de energias psíquicas, ele não tem noção de presente e passado.

ID, Ego, Superego

O ID é a nossa energia psíquica, nossos impulsos nossos instintos.

O Ego é o componente psicológico do trio é considerado por Freud a instancia principal ele é o mediador das pulsões do ID ele também é responsável pelo nosso contato com a realidade.

O Superego é o componente social do trio ele é o herdeiro do complexo de edípico ele também é consequência entre os castigos e as recompensas impostas pelos pais da criança. O superego é instancia que rege valores, ética , a moral os ideias , a cultura , o certo e o errado , ele é representante das normas e valores sociais, ele nos puni quando fazemos algo errado por meio do remorso e sentimento de culpa e nos recompensa quando fazemos algo certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com