TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LÍDER PARA A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

Por:   •  12/5/2020  •  Artigo  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 13

UNICEP

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS

A IMPORTANCIA DO LÍDER PARA A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA

ALINE CRISTINA GAVIOLI PETROZZANI

SÃO CARLOS

2019


Lista de Figuras

Figura 1: Especialização organizacional vertical versus horizontal: Trabalho em conjunto é atingindo segundo a abordagem horizontal.        6

Figura 2: comparativo de estilos consagrados de liderança.        10

Figura 3: Liderança ideal como composição de três estilos consagrados.        10

Figura 4: Situações recorrentes do cotidiano de uma empresa  as quais um líder deve ser submetido em tempo de formação e treinamento.        13


Sumário

1. Introdução        4

1.1 Justificativa        4

1.2 Objetivos        4

2. Fundamentação Teórica        5

2.1 A definição de liderança        5

2.2 A abordagem “hard” de gestão: uma visão ultrapassada        6

2.3 A abordagem “soft” de gestão: alternativa viável para dias atuais        6

3. Métodos de liderança        8

3.1 Características desejáveis a um líder bem-sucedido        8

3.2        Os estilos de liderança        9

3.3 Ações relacionais        11

3.4 Treinamento para liderança        12

4. Os desafios e perspectivas futuras para liderança        14

4.1 Desafios habituais        14

4.2 Desafios Futuros        15

5. Conclusões        16

6. Referências        17


  1. Introdução

O termo qualidade de vida tem recebido uma série de definições ao longo dos anos, sendo assim, pode variar de acordo com a visão de cada indivíduo e se basear na capacidade funcional, nível socioeconômico, satisfação, estado emocional, interação social, situação social e autoproteção de saúde. Além disso, a qualidade de vida refere-se a um estado duradouro de condições humanas, fruto do trabalho (SOUZA; CERSOSIMO; VIEBIG, 2008).

No trabalho não são apenas as condições físicas que importam; as condições sociais e psicológicas também devem ser consideradas em um ambiente de trabalho.

Considerando que o trabalho é o local onde os seres humanos dedicam grande parte de seu tempo e a vivência de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, é fundamental que o trabalhador se mantenha motivado e comprometido. Desta forma, a promoção de qualidade de vida nas empresas vem se tornando a maneira fundamental no desenvolvimento destes fatores. (ALVES, 2011).

Baseados no exposto acima, e numa análise do contexto atual da gestão de pessoas, nota-se, a importância de se manter níveis consideráveis de qualidade de vida dos colaboradores que atuam nas organizações, pois ela se reflete no bem-estar do trabalhador e consequentemente na produtividade das empresas, sendo assim é essencial uma gestão atenta para fatores físicos, tecnológicos e sociológicos que afetam ou podem afetar o clima organizacional.

        Contudo, a implantação de um programa de qualidade de vida, exige primeiramente, o realinhamento cultural da organização, pois a mudança somente ocorre se houver um ambiente interno adequado.  Esse processo deve quebrar as resistências impostas pelo novo e pela acomodação de alguns integrantes da organização.

        O presente trabalho, portanto, busca analisar e identificar o papel do líder na efetividade e manutenção do programa de qualidade de vida nas organizações, discorrendo sobre os conceitos de qualidade de vida, consequências individuais e para a organização e enfatizando o líder como agente primordial de mudança e garantia do programa.

1.1 Justificativa

        Sendo o tema         Qualidade de vida algo tão notório e presente nos dias atuais, é necessário explanar e refletir a importância da liderança e seu impacto na efetividade do programa.

1.2 Objetivo Geral

Observar a partir das dimensões estudadas, o impacto da liderança no processo de formação de um programa de qualidade de vida.

Objetivos específicos

  1. Conceitualizar e apresentar breve histórico programa qualidade de vida e  apresentar os benefícios das organizações que adotaram o programa

b) Analisar as ferramentas necessárias para a implantação do Programa Qualidade de Vida em organizações

c) Compreender a influência do líder na efetividade do programa

2. Fundamentação Teórica

2.1 Qualidade de vida no trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma terminologia que tem sido largamente difundida  nos últimos anos, inclusive no Brasil (LACAZ, 2000).

Pode-se afirmar que a temática da QVT assume

maior relevância nos anos 70, quando se dá um esgotamento da organização do trabalho de corte taylorista/fordista, ao qual associa-se um aumento do absenteísmo, da insatisfação no trabalho e da não aderência dos

trabalhadores às metas definidas pela gerência. (LACAZ, 2000)

O modelo japonês é o novo paradigma de  organização do trabalho, visando superar essa

realidade, apesar de tal modelo, conforme apontam alguns estudiosos, reduzir a autonomia nas relações de trabalho, além de envolver um controle importante da vida extraprofissional  pela estrita utilização do tempo a serviço da empresa (Antunes, 1995; Hirata e Zarifian,

1991).

O homem, desde o início de sua existência, preocupa-se com a qualidade de vida no trabalho e vem demonstrado, através de outros conceitos, ações voltadas para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (513.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com