TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTER-RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO HUMANO E O TRÂNSITO

Por:   •  17/11/2022  •  Monografia  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

PATRÍCIA MARQUES VIEIRA

A INTER-RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO HUMANO E O TRÂNSITO

ITUMBIARA - GO

2022

A INTER-RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO HUMANO E O TRÂNSITO

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO- O presente trabalho procura abordar a inter-relação entre o comportamento humano e o trânsito. Vários fatores influenciam nas no cenário do trânsito, sendo de forma direta ou indireta. Os incidentes podem ser causados por estradas, ambiente, veículo e motoristas, sendo o homem o principal responsável pelo equilíbrio do sistema. A origem pode ser especifica, resultante de inaptidão e inexperiência do condutor, além de características relacionadas a sua personalidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos e livros, serão apontados os fatores que influenciam tal relação; as características do homem enquanto condutor e apresentadas as contribuições da psicologia nessa área. É importante enfatizar a relevância do desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas a esse tema.

PALAVRAS-CHAVE: Psicologia. Trânsito. Comportamento humano.


INTRODUÇÃO

O ser humano é um ser social, pois durante toda a sua existência interage com outras pessoas, portanto desenvolve relações, hábitos, costumes e valores. Seu comportamento afeta e é afetado diretamente pelas suas relações ao longo da vida.

O trânsito é um dos espaços possíveis de convivência entre as pessoas na sociedade. No que diz respeito ao comportamento humano no contexto do trânsito, a psicologia do trânsito é uma área que estuda buscando aspectos internos e externos, conscientes e inconscientes que provocam, interferem e modificam esses comportamentos.

 O homem, sendo o fator mais importante no âmbito do trânsito, é responsável pelo equilíbrio do sistema (homem-meio-veiculo). É essencial portanto, entender a interligação entre o comportamento humano e o ambiente, nesse sentido, o presente trabalho busca apresenta a relação entre tais fatores e como eles se influenciam.

Na hipótese trazemos que diversos fatores tem influência nas situações vividas no trânsito, sendo de forma direta ou indireta. Em relação ao ser humano a origem pode ser especifica, resultante de inaptidão e inexperiência do condutor, além de características relacionadas a sua personalidade.

O objetivo geral é mostrar a inter-relação entre o comportamento humano e o trânsito. Os objetivos específicos são: apontar os fatores que influenciam tal relação; mostrar características do homem enquanto condutor; apresentar as contribuições da psicologia nessa área.

Justifica-se pelo interesse pessoal na temática, após leituras e observação realizadas acerca do comportamento humano no ambiente do trânsito. Na justificativa acadêmica, a necessidade de mais pesquisas referentes a temática proposta para que novos projetos possam ser desenvolvidos a partir desta. Na justificativa social, contribuir com informações acerca de uma questão experienciada cotidianamente pela sociedade.

O estudo será realizado através de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, elaborada através de livros e artigos encontrados na internet, além de materiais do acervo pessoal. Não houve recorte temporal, sendo empregados materiais que melhor se relacionam com os objetivos.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo a OMS, o trânsito apresentou 18.836 vítimas fatais em 2006, sendo elas entre homens e mulheres. Comparando com o ano de 2015 o número de vítimas fatais cresceu para 37.306. (BARBOSA, 2017)

Os incidentes podem ser causados por estradas, ambiente, veículos e motoristas. No trânsito a atitude de um indivíduo, afeta diretamente no comportamento do outro, e nesse sentido o cenário é sempre diferente, pois trata se de histórias que se encontram, em ruas, horários e instantes diversos, fazendo com que cada momento seja ímpar nesse ambiente em que a subjetividade se faz presente.

Para estar apto a dirigir, não é necessário apenas a capacidade motora, mas também a emocional, dessa forma o indivíduo deve adequar suas emoções a circunstância do trânsito. O estado emocional desordenado gera riscos nesse ambiente, isso por que o organismo, induzido pelo estresse, produz um estado de alerta em certos casos, preparando a pessoa para uma possível reação como uma defesa, uma preparação de fuga ou confronto.

A agressividade e o estresse são mais frequentes no ambiente do trânsito, dessa forma, vem a ser um espaço onde o condutor toma posse do veículo e deposita seus instintos. A agressividade quando existente, e considerando os aspectos subjetivos de cada pessoa, estimula para o ataque, para a defesa e até para a afronta, fazendo do veículo um caminho para essa manifestação.

Para Mognon (2014), o sujeito pode desencadear um comportamento de risco ao conduzir o veículo, liberando seus padrões morais, infligindo sem culpa ações danosas. Podendo ser denominada desengajamento moral. Condutores que se remete a essa temática apresenta um maior índice de inflação.

O horário também tem influência nesse cenário, constatando-se um aumento gradativo de agressividade no decorrer do dia, que pode ser reconhecida por diversos elementos a serem analisados consequente das condições socioeconômicas da fração da população. Outro aspecto seria a origem do veículo que o motorista dirige, se é de uso particular ou comercial.

O código de trânsito brasileiro, Art.28, da lei 9503/97 afirma em relação ao comportamento que “O condutor deverá, a todo o momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”.

De acordo com o manual para avaliação psicológica de candidatos, o condutor de veículos automotores deve considerar:

Nível intelectual capaz de analisar, sintetizar e estabelecer julgamento diante de situações problemáticas; nível de atenção capaz de discriminar estímulos e situações adequados para a execução das atividades relacionadas à condução de veículos; nível psicomotor capaz de satisfazer as condições práticas de coordenação entre as funções psicológicas e as áreas áudio-vísio-motoras; personalidade, respeitando-se as características de adequação exigidas por cada categoria; nível psicofísico, considerando a possibilidade de adaptação dos veículos automotores para os deficientes físicos. (Resolução CFP n.º 012/2000, p.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com