TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS SOBRE A PSICOLOGIA DOS PROCESSOS ONÍRICOS

Por:   •  30/9/2021  •  Artigo  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Etapas do desenvolvimento psicossexual para Freud: fase oral, fase anal, fase fálica, latência.

Sobre a fase fálica, apresentar de forma mais detalhada, visando sua melhor compreensão. Apresentar brevemente o mito do édipo, revisar conceitos psicanalíticos relacionados ao Complexo de Édipo e castração.

Fase oral nascimento até 1 ano

1º estágio que tem a boca como primeira zona erógena (exemplo da amamentação). Descoberta do mundo por meio oral e isso incita alegria e satisfação. Nessa fase temos uma urgência pelas necessidades em manter-se vivo, dependência, ansiedade de separação e baixa tolerância à frustração.

Fase anal 1 a 3 anos

2º estágio que tem no ânus a zona erógena primária e o prazer é derivado do controle dos esfíncteres do intestino e da bexiga. Aqui a criança já reconhece o outro, “formação” do Ego ideal, quando se estrutura a base da segurança Psíquica e da formação de valores da criança. Nessa fase há características sádicas naturais e necessárias a sobrevivência – pois é a forma que a criança conhece de se proteger, tais como: agressividade e posse. Uma fixação nesses estágios poderá resultar em uma personalidade rígida ou desordenada

Fase fálica 3 a 6 anos

3º estágio que tem a libido se concentra na genitália, como zona erógena. “Conscientização” do seu corpo e de outros corpos, satisfazem a curiosidade física ao se despir e explorar um ao outro e tem aí os genitais como centro. Vivências que alteram as diferenças entre “menino” e “menina” e as diferenças de gênero, alterando assim a dinâmica da relação pais e filhos. A zona de erotização aqui é o órgão sexual, no menino um interesse narcísico pelo pênis é destacado em contraposição a ausência de pênis na menina. Aqui é o ponto culminante e o declínio do ciclo do complexo de édipo pela ameaça de castração. O complexo de édipo é importante para a identificação sexual do indivíduo, onde o indivíduo irá se nortear por um objeto de desejo. Nas meninas posteriormente, via Jung, chamado de complexo de Electra.

O mito édipo rei, uma das três pecas de Sófocles, teria a profecia de que Édipo mataria o pai para casar-se com a mãe; e essa situação ocorreria aqui no estágio fálico no que ocorreria a formação da libido e do ego e rivalidade paternal para atrair a mãe. Os pais são os objetos da energia libidinal e haveria aqui a castração seguida da identificação

já relatada acima. O medo no sentido literal e metafórico de ter o pênis cortado seria chamado em psicanálise de castração, complexo de castração ou angústia de castração e marcado por uma experiência na qual a criança rompe a ideia de onipotência as existências fálicas através da “diferenciação” dos sexos. No complexo de édipo há o desejo pelo elemento paternal do sexo oposto e raiva, ciúmes pelo o que seria o rival pai.

Nas meninas é a etapa que a filha se sente atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção do pai. Identificação grande com a mãe que deseja, inconscientemente, eliminá-la para possuir o seu pai.

Fase de latência 6 a puberdade

4º estágio que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com