TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da família na adolescência

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA ADOLESCENCIA E JUVENTUDE

MAICON ANDERSON BRITO DE ASSUNÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ADOLESCÊNCIA

MANAUS

2018

MAICON ANDERSON BRITO DE ASSUNÇÃO 17010665

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ADOLESCENCIA

Pesquisa apresentada à Universidade Nilton Lins como requisito parcial para a obtenção de nota, exigência da disciplina de Adolescência e juventude para a 1a avaliação institucional.

MANAUS

2018

SUMARIO

INTRODUÇÃO                                                                                 4

SIGNIFICADO DO TERMO ADOLESCÊNCIA                                                5

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ADOLESCÊNCIA                                        5

A FAMILIA NO SECULO XX                                                                6

SEPARAÇÃO DOS PAIS NA ADOLESCÊNCIA                                        6

PAPEL DOS PAIS NA ADOLESCÊNCIA                                                7

CONCLUSÃO                                                                                8

REFERÊNCIAS                                                                                9


INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será abordada a importância da família no desenvolvimento do adolescente, assim como também será abordado sobre a conceitualização do termo adolescência e como era a idealização de família no século XX, e o que ocasiona a separação dos pais na vida do adolescente. E quais é o resultado da família mal estruturada na adolescência. De acordo com o processo cultural e a evolução do tempo, a família vem conseguindo se ajustar com o objetivo de acolher o indivíduo em sua subjetividade com a finalidade de proporcionar o seu desenvolvimento como ser digno em direção à satisfação existencial e bem-estar social (MALUF, 2010)

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O significado do termo adolescência

O conceito/condição “adolescência” como uma fase distinta e intermediária entre a infância e a idade adulta seja algo contemporâneo ao século XX ocidental, a passagem da puberdade como fenômeno fisiológico que desencadeia as mudanças físicas e comportamentais que indicavam a entrada da criança no mundo dos adultos era o acontecimento mais relevante nas culturas antigas.

O termo foi adotado adolescente pela Organização Mundial de Saúde, que estabelece a adolescência entre os 10 e os 19 anos de idade, por contemplar os aspectos biossomáticos da adolescência fundamentais na pesquisa. Considero insatisfatória a faixa etária entre 12 a 18 delimitada no ECA, por considerar que essa demarcação etária é fruto de uma ação legalista do Direito que identifica o fim da adolescência com a maioridade civil no Brasil e incompleta pois subtrai os dois primeiros anos da fase inicial da adolescência onde se iniciam as transformações corporais e as alterações psíquicas como frutos do início da puberdade e os dois anos finais, caracterizados pela inserção do adolescente no mundo adulto.

A importância da família na adolescência

PAPALIA (2000) afirma que a família e extremamente importante para o desenvolvimento do adolescente, pois as influências mais importantes do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças vêm da atmosfera no lar. Muitas da veses os pais não são tão presentes na vida do adolescente devido ao trabalho, um dos fatores que mais cooperam para o adoecimento emocional do adolescente.

Evidencia-se a função da família enquanto instituição que preserva e transmite valores, códigos morais e éticos possibilitando a formação da identidade do adolescente, entendendo-se a construção da identidade como um processo contínuo fruto do amadurecimento emocional do ser humano e da pertinência do indivíduo a um grupo social.

O adolescente precisa, nessa passagem para a vida adulta, ser acolhido pelo meio social, ele precisa de referências que o ajudem a constituir a sua identidade. A família e os cuidados que oferece podem ser facilitadores ou impeditivos desse processo de construção da identidade e qualificação de um projeto de vida para isso. Os adolescentes necessitam de um relacionamento com um adulto confiável e maduro.

A família no século XX

Do início do século XX até meados dos anos 60, houve o predomínio do modelo de família denominado “família tradicional”, no qual homens e mulheres possuíam papéis específicos, social e culturalmente estabelecidos. Ou seja, havia um aparato social e cultural que estabelecia como “naturais” alguns papéis atribuídos aos homens e às mulheres (Torres, 2000). Segundo esse modelo, que seguia de perto a divisão social do trabalho, o homem é o “chefe da casa”, o provedor da família, sendo responsável pelo trabalho remunerado, tendo autoridade e poder sobre as mulheres e os filhos, apresentando seu espaço de atuação ligado ao mundo externo, ou seja, fora do ambiente familiar. A mulher, por sua vez, é responsável pelo trabalho doméstico, estando envolvida diretamente com a vida familiar, dedicando-se ao cuidado dos filhos e do marido, ou seja, a atividades realizadas no âmbito da vida privada, do lar (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003).

Separação dos pais na adolescência

PAPALIA (2000) No processo da adolescência um dos fatores mais estressantes e a separação dos pais O divórcio é estressante para os filhos. Primeiro é o estresse do conflito conjugal e então o da separação dos pais com a partida de um dos genitores, geralmente o pai. As crianças podem não entender totalmente o que está acontecendo.

É claro que o divórcio também é estressante para os pais, e pode afetar negativamente a educação dos filhos. O padrão de vida da família provavelmente vai cair e, se o pai ou a mãe for embora, o relacionamento com aquele que não terá a custódia da criança poderá se deteriorar. Um novo casamento de um dos pais ou um segundo divórcio após o segundo casamento poderá aumentar o estresse da criança, reforçando os sentimentos de perda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com