TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores

Por:   •  27/10/2017  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

JANETE RODRIGUES SERRA

Síntese Textual

A importância do Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores – SASB à saúde do trabalhador no sistema penitenciário do Maranhão.

São Luís

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE CEUMA

Professor: Helena Rubia de Santana Botelho

Aluno: Janete Rodrigues Serra CPD 935372

Síntese sobre o texto: A importância do Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores – SASB à saúde do trabalhador no sistema penitenciário do Maranhão.

José Antônio Santos

  Sinéia Dantas da Silva

       As atividades do servidor que trabalha em penitenciárias envolvem uma série de riscos à saúde mental e física do funcionário, e estes riscos podem ser relacionados a vários fatores como, vulnerabilidade, exposição, carga horária, serviços noturnos, stress; estes fatores podem desencadear problemas psicológicos diversos como problemas com stress, ansiedade, síndrome do pânico, depressão e demais transtornos que o trabalho pode oferecer. O ambiente e as condições trabalham também são fatores que podem influenciar muito na qualidade de vida do servidor que desempenha suas atividades em sistema penitenciário. O ministério da saúde tem seu posicionamento nas relações do funcionário e seu ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador e dirime sobre as ações de prevenção sobre os riscos no ambiente e nas condições de trabalho, através de diagnósticos, tratamentos e reabilitação.  Destarte a esses conceitos e contexto questiona-se sobre a importância da assistência biopsicossocial aos trabalhadores vinculados ao sistema penitenciário do Maranhão.

A preocupação com a qualidade de vida do servidor, suas condições de trabalho, sua valorização profissional são alguns dos motivos para o trabalho da SASB e aplicabilidade desse serviço também é um importante instrumento na mensuração da sua real eficácia na vida do servidor. Historicamente, sobre a saúde do trabalhador podemos entender sobre os seguintes marcos: O início da antiguidade, descobertas marítimas e o mercantilismo na primeira fase; o incremento econômico do século XVI e o surgimento das doenças relacionadas ao trabalho na segunda fase,  a idade moderna na terceira. Foi com revolução industrial que a preocupação com a saúde do trabalhador teve seu destaque, pois seu adoecimento estava diretamente ligado a queda na produção. Nesse percurso a preocupação com jornadas excessivas, descansos, demais benefícios foram cada vez ganhando mais espaço nas relações de empregado e empregador, entre essas conquistas destaca-se o direito a sindicalizar-se e lutar por mais melhorias de vida no trabalho. O trabalhador do sistema penitenciário se depara com dois mundos onde todos os dias ele confronta com as normas do mundo exterior e as normas do mundo interior (ambiente de trabalho), o que evidencia uma série de alterações comportamentais devido ao contato e as relações com os presidiários. Ameaças, conflitos, ansiedades, stresses são algumas das vulnerabilidades em que os servidores do sistema prisional vivenciam, também se ressaltam as deficiências em planos de carreiras e estruturação dos cargos que favoreçam a valorização da função do servidor dentro do sistema prisional, pois poucas são as pessoas que desejam ingressar nesse ramo de trabalho. O papel da SASB é o equilíbrio entre o trabalhador e as relações dele com seu ambiente de trabalho, preocupa-se com a valorização, prevenção e assistência psicossocial daqueles que já sofrem os efeitos psicológicos das atividades do trabalhador do sistema prisional. Suas atividades vão além da valorização, pois prezam pelo bem estar e pela saúde do servidor e suas principais atividades estão focadas no serviço social, assistência psicológica, terapia ocupacional, atividades estais grupais e laborais. O foco da SASB são promoções que visam a saúde e bem estar do trabalhador do sistema prisional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com