TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIDADE LIQUIDA

Por:   •  1/3/2022  •  Bibliografia  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 16

Modernidade líquida

 Zygmunt Bauman 1925-2017

“A vida liquida é uma sucessão de reinícios, e precisamente por isso é que os finais rápidos e indolores tendem a ser os momentos mais desafiadores e as dores de cabeça mais inquietantes” BAUMAN, Zygmunt (2007). Vida liquida. Rio de janeiro: Zahar, p. 8.

Modernidade

Dois eventos históricos decisivos para o processo de modernização.

Revolução industrial:

Transforma radicalmente a quantidade e a velocidade das mercadorias produzidas, provocando mudanças econômicas decisivas que aceleram e consolidam o capitalismo.

Revolução Francesa:

Rompe com a estrutura social e política do antigo regime e lança as bases para organização do estado e da política moderna.

  • Principal característica da modernidade:

Se especializa em derreter as estruturas políticas, sociais, econômicas, para refazê-las em um molde diferente.

Modernidade sólida

Não se preocupava somente em derreter os sólidos, sua principal característica era construir novos sólidos.

  • Insatisfação com sólidos existentes
  • Não eram sólidos suficiente
  • Construir uma modernidade verdadeiramente solida
  • Sociedade perfeita

Exemplo: a influência das ideias do iluminismo na revolução francesa.

Sociedade francesa antes da revolução era essencialmente agraria, comunicação e transporte precário o que aumentava as distancias, se organizava em torno de  uma hierarquia extremamente rígida quase intransponível, o que impedia mobilidade social. O local em que uma pessoa nascia determinava seu futuro.

Os ideais iluministas queria romper com a solides da estrutura social tradicional, e criar sólidos fundamentados na razão.

Os famosos ideais da revolução francesa: liberdade, igualdade fraternidade são também símbolos desses novos sólidos que estavam sendo criados.

Uma estrutura de estado e de poder, uma nova economia, um novo modelo de sociedade.

Esse modelo solido de modernidade ficou para traz, na segunda metade do séc. XX ocorreu uma decepção com os sólidos criados:

Exemplo: crise da democracia representativa do estado nação, incapacidade do mercado de lidar com a desigualdade.

Junto com isso ocorreram novos fenômenos sociais, a globalização, individualização, e um grande avanço das tecnologias da comunicação que transformaram profundamente a natureza da modernidade.

A modernidade acabou? O que estamos vivendo agora?

Pós-Modernidade

Por um momento em sua trajetória intelectual Bauman aderiu a ideia de pós-modernidade. Estava engajado em tentar responder essas novas questões que surgiam e dar interpretações para sociedade contemporânea ele tentou trabalhar com o termo pós-modernidade.

Isso ocorreu por volta dos anos 90 em que tentava interpretar as causas e as consequências do fenômeno da globalização.

Em 2000 com a publicação de modernidade liquida Bauman muda de posição, ele afirma que o termo pós-modernidade tem problemas graves é um termo equivocado.

Nos não estamos numa pós-modernidade, nós ainda estamos na modernidade. Nós somos absolutamente modernos.

Esse termo não ajuda a descrever a situação da sociedade contemporânea, ele só consegue dizer o que não somos, mas não consegue dizer o que somos.

O termo decreta o fim de uma era, mas não possui conteúdo suficiente para descrever o para criticar o presente

Modernidade Líquida

“Os tempos são líquidos porque assim como a água, tudo muda rapidamente. Na sociedade contemporânea nada é feito para durar.”

Sólidos:

Os sólidos possuem uma forma definida, eles são estáveis e duradouros se você quiser alterar a forma de um solido é preciso esforço e energia para poder reorganizar suas partes.

Líquidos:

Os líquidos não têm forma definida, estão em contínua transformação. É instável por definição, sua forma é efêmera, passageira e apresenta uma grande mobilidade.

Por que liquidez? Poque o líquido é notório por não ser capaz de manter sua forma

Numa sociedade liquida os indivíduos, as relações entre eles e as instituições não têm mais uma forma rígida duradoura. Tudo está em constante transformação, muda rapidamente e nada é feito para durar.

Segundo Bauman a velocidade das mudanças e esse caráter efêmero das relações em sociedade é justamente essa característica da modernidade liquida de transformação de vários aspectos da vida moderna

Na sua obra ele vai abordar vários desses aspectos: capitalismo, liberdade, dominação, medo, segurança, consumo, educação, trabalho.

O tempo na modernidade liquida.

Por conta da constante mudança da modernidade liquida, o Bauman percebe que a uma mudança na percepção do tempo. A fluidez ela cria uma cultura imediatista de curto prazo, que se espera que as necessidades e desejos sejam saciados na hora.

“Projeto de vida? Eu seria muito feliz se tivesse um projeto para o ano que vem.”

As coisas estão mudando extremamente rápido e na maioria das vezes de uma maneira sem volta.

Essa incapacidade de estabelecer um projeto de vida, de ter paciência e concentração para algo que entrega resultados a longo prazo se relaciona com a liquidez da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (563 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com