TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MORTE COMO UMA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Por:   •  30/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

1.INTRODUÇÃO:

A representação social é algo que vai muito além de formulações de conceitos acerca de determinado fato, mas produções de comportamentos embasados em experiências sociais, de forma individual e coletiva; conjunto de conceitos construídos diante de um fenômeno social.

A teoria das Representações Sociais é uma teoria sobre a construção dos saberes sociais ,Ou seja, todos os aspectos que envolvem a vida de um sujeito, inclusive o momento histórico-cultural em que o sujeito está inserido são, de certa forma, formadores das Representações Sociais que este formulará a respeito dos fenômenos sociais que fazem parte do seu contexto. 

Representar um objeto,uma ideia, um fato é ao mesmo tempo, conferir-lhe o status de um signo, é conhecê-lo, tornando-o significante, ou seja, tornar familiar ou não familiar, Como no caso da morte que por ser algo que se trata de um medo humano as sociedades tendem a eleger um significante para a explica-lá, portanto sua representação, seu sentido é um conceito que varia a cada grupo.

2.A MORTE COMO UMA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

O termo morte ,principalmente em nossas culturas ocidentais,soa mal aos ouvidos,pertuba os equilíbrios emocionais das pessoas individual ou coletivamente. O temor a morte é um produto cultural e em nossa cultura ainda é tratada como tabu.

Desta maneira é importante que saibamos como conviver e lidar com ela,pois quem a teme, teme a vida e quem não vive a vida plenamente se desestabiliza ao se deparar com a morte.

Portanto é de fácil observação a forma de como a morte em grande parte das vezes foi citada dentro da pesquisa popular como algo que indicaria o fim de um ciclo para dar origem a um novo, dentro de um pensamento cristão o qual se faz dominante em nosso contexto social a morte é simbolizada como uma transcendência à um plano divino.

Já em relação ao luto observamos como características unânimes seu caráter de tristeza,um sentimento de perda, podendo se classificar como um conjunto que envolve despedidas e um desejo de que o óbito ache em fim sua plena transcendência. Logo se observa este comportamento melancólico em pessoas que perderam este indivíduo que possuíam relações .

O dia dos finados vem com este objetivo social de dedidar um dia no ano ,para que estes amigos,familiares dentre outros . possam relembrar da impotancia que o falecido teve em sua história, como forma de representar sua gratidão perpetuando em sua memória a importância que o mesmo teve logo presenteando até mesmo com flores e outros objetos característicos de um cemitério o jazigo onde se localiza os restos mortais do falecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com