TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matrizes do Pensamento Filosófico Figueiredo

Por:   •  17/6/2022  •  Artigo  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

PROPÓSITOS DO TEXTO

  • A crise da psicologia vem desde seu nascimento. Essa crise é causada porque há muitas e diversas metodologias e teorias que, por muitas vezes, são extremamente opostas. Essa diversidade dá origem a inúmeras escolas de pensamento filosófico.
  • Aos longos dos cem anos de existência, houve diversas tentativas de alçar a psicologia a um status de ciência autônoma entre as outras ciências.  
  • O texto fará sugestões de como elevar a psicologia a esse status de ciência autônoma, independente.
  • As diversas perspectivas da psicologia são chamadas no texto de matrizes do pensamento psicológico. Elas representam a origem de uma determinada teoria/metodologia da psicologia.
  • Cada análise vai abordar os pressupostos (ideias centrais, que são sustento) das teorias da (s) psicologia (s) contemporânea. Essas teorias podem ser:

- Científicas;

- Pretensamente científicas (que se dizem científicas);

- Intencionalmente anticientíficas.

  1. A Constituição do Espaço Psicológico
  1. Emergência e Ruína do Sujeito

A partir do século VII, observa-se uma redefinição das relações sujeito/objeto.

Filósofo Francis Bacon (transição Renascença e Idade Moderna) coloca o sujeito no status de senhor de direito da natureza ao tratar da relação entre o homem e o mundo. Ele acreditava que o conhecimento e a experiência (conhecimento prático) que garantiam a posição de senhor do homem. Essa ideia de Bacon inaugurou um novo período na psicologia.

“A mente humana só pode ser ordenada por um conjunto de regras e, apenas após essa ordenação, é que podemos obter conhecimento. ”

[https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-pensamento-francis-bacon.htm

SANTOS, Wigvan Junior Pereira dos. "O pensamento de Francis Bacon"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-pensamento-francis-bacon.htm>. Acesso em 15 de marco de 2019.]

Uma das máximas de Francis Bacon é “tantum possumus quantum scimus”, que significa “o nosso poder é proporcional ao nosso conhecimento. ” Ele acreditava numa filosofia prática, chamada de empirismo.

[ Empirismo é um movimento filosófico que acredita nas experiências humanas como únicas responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo. ]

A partir dessa ideia de Bacon, junto com Descartes, o conhecimento científico passou a ter um caráter de utilidade, e a prática científica a partir da experiência alcançou maior destaque. Em outras palavras, ciência = aplicação prática.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com