TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrizes do pensamento psicológico

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

O documentário O cérebro, mostra não somente a parte física do cérebro mas também elementos como a mente e o pensamento. Nele foi retratado que o cérebro controla todos os aspectos da vida do ser humano; Em relação as emoções, só é possível senti-las através da amídala que fica dentro do sistema límbico, a amídala é uma das partes mais conectadas do cérebro e que provoca várias reações no organismo. Com isso, como foi dito no documentário, é possível controlar o medo à partir do controle da amídala; esse controle pode ser feito por meio de um programa de resistência mental que se divide em quatro etapas: fixação de metas, ensaio ou visualização mental, conversa interna e controle da excitação. Esse programa é utilizado para o treinamento de recrutas da marinha. Mas é interessante ressaltar que o medo é importante pois o cérebro o desenvolveu para nos afastar do perigo.

Um cientista realizou um estudo para saber o que acontece com o cérebro durante o orgasmo; ficou detectado que nos homens ocorre uma grande liberação de dopamina ( êxtase e energia), e nas mulheres várias partes do cérebro como áreas onde se concentra a ansiedade e o medo foram desativadas, houve casos de mulheres perderem os sentidos por alguns instantes. O mesmo acontece com praticantes de esportes radicais; Segundo cientistas, termos prazer em correr perigo foi necessário para a evolução humana; é certo que esse “prazer” vai depender da percepção de cada pessoa. Mas aí vêm a pergunta: Porque alguns se arriscam mais que outros? Cientistas acreditam que o cérebro de algumas pessoas foi pré-programado para correr riscos, isso acontece á partir de traços genéticos em que as pessoas tendem a liberar mais ou menos dopamina em situações de risco.

Passando para um outro lado do documentário, cientistas estão investigando o porque que psicopatas são cruéis e se já nascem assim; até agora foi descoberto que a principal característica de um psicopata é a falta de consciência e de culpa; os psicopatas possuem traços comportamentais muito parecidos entre si. Foi feita uma investigação através de questionários, tomografias e testes específicos, onde foi detectado que os psicopatas possuem capacidade reduzida de raciocinar o que não significa que não sejam inteligentes, pelo contrário, alguns possuem o QI acima da média , e que o cérebro dos mesmos são fisicamente diferente do cérebro de pessoas normais, pois a amídala é dezessete por cento menor. Um exemplo disso é que eles sabem que é errado matar, porém matam porque não tem consciência e nem conseguem sentir culpa, é como se fosse algo corriqueiro.

É importante ressaltar que existem psicopatas não violentos ( os conhecidos como psicopatas de colarinho branco) eles mentem, enganam e manipulam pessoas; a amídala do cérebro deles também é menor, porém se comunica normalmente com os lobos frontais, o que não ocorre com os psicopatas violentos.

No documentário foi dito que o cérebro já vem pré-programado com a noção do certo e errado ( depende da herança genética e neurobiológica da pessoa) mas isso é somente cinquenta por cento da equação, os outros cinquenta por cento depende do ambiente, ou seja, é genética e ambiental.

Em relação á memória, é graças a ela que o cérebro viaja no tempo, a razão de termos memória é para que possamos tomar decisões melhores no futuro. A memória é um sistema em rede bastante complexo, nem os computadores mais velozes não chegam nem perto da capacidade de armazenamento do cérebro. Essas conexões permitem que o cérebro armazene e recupere enormes quantidades de dados. Existe uma pesquisa nos Estados Unidos em que os cientistas estão criando um programa de computador que ajuda o cérebro a processar informações visuais a incríveis velocidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com