TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação Como Ferramentas de Aprendizagem Significativa

Por:   •  23/3/2020  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Motivação como Ferramentas de Aprendizagem Significativa


Crianças motivadas por seus professores e pais, conseguem desenvolver facilmente suas aptidões e raciocínio em relação a temas abordados e a situações cotidianas. A motivação atua de forma construtiva na aceleração do raciocínio e necessidade do educando de expor seus conhecimentos e ideias.
A afetividade não se restringe às emoções e aos sentimentos, mas engloba também as tendências e a vontade. (Piaget apud Arantes, 2003, p.57).


Segundo autores como Vygotsky, Piaget, Wallon, existe a necessidade do reconhecimento de que a afetividade desempenha um papel de extrema importância em toda atividade humana e essa afetividade influi diretamente na motivação da ação comportamental e evolutiva do aluno.  O educando que encontra no educador o mecanismo que impulsiona seu crescimento e o desenvolvimento de suas habilidades e que desperta nele sua inteligência cognitiva, cresce dentro do processo de ensino-aprendizagem. O discente quando submetido ao menosprezo de seu educador, tende a manifestar apatia e adotar um comportamento displicente e muitas vezes, agressivo, dentro da sala de aula.  Comportamento esse que se manifesta diante da falta de recursos motivacionais e sócio afetivos por parte da equipe docente, e das relações dentro do âmbito escolar. Nesse sentido, cabe ao educador à utilização de práticas que estabeleçam relações sócio afetivas dentre todos os elementos que compõem o processo educativo.

Concepções e conceitos de motivação

O conceito de motivação não é facilmente delimitado, ele é abordado de maneiras diferentes. Considerando-se a abundância de concepções sobre motivação, é possível analisar o que encontramos na literatura sobre o tema, de como diversos autores se referem à motivação, indicando as variedades de abordagens que exercem influência na aprendizagem e, consequentemente no desempenho escolar do aluno.
Para Gagné (1985): “A motivação é uma pré-condição para a aprendizagem. Luiz Nat (1991) afirma que: “Toda atividade requer um dinamismo, que se define por dois conceitos, o de energia e o de direção. “No campo de psicologia, esse dinamismo tem sua origem nas motivações que o sujeito pode ter.” 

Para Lieury e Fenaullet: “A motivação é o conjunto de mecanismos biológicos e psicológicos que possibilitam o desencadear da ação, da orientação, (para uma meta ou ao contrário, para se afastar dela) e, enfim, da intensidade e da persistência: quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior e a atividade.” (Lieury e Fenaullet,2000, p.9). 

Tendo em vista os conceitos abordados, notamos que a motivação movimenta indivíduos para a ação, é um fator importante na aprendizagem. A forma como o educando percebe o ambiente à sua volta influi na sua capacidade de aprender. Além disso, no ambiente escolar, a metodologia aplicada nem sempre é atraente ou motivadora. Tendo em vista que a motivação é algo individual e envolve uma complexa relação do indivíduo com o seu meio, o que é agradável para um pode não ser motivador para outro.
Diante disso cabe à escola possibilitar ao aluno seu envolvimento no processo educativo, considerando, a individualidade de cada ser, permitindo ao mesmo o enfrentamento de tarefas desafiadoras, colaborando para o empenho e a perseverança desse individuo por meio de atividades diversificadas e metodologias que despertem no aluno o desejo de aprender e crie o senso de responsabilidade e comprometimento com o seu processo, realizando assim, com eficiência a sua aprendizagem.
Nessa perspectiva vale destacar o papel do professor nesse processo, visto que a metodologia de cada professor, seu comportamento e suas atitudes em sala de aula influencia em todo o desenvolvimento da aprendizagem do aluno podendo ser favorável ou não. Mas não somente o aluno precisa de motivação, o professor também necessita de motivação. Um professor motivado, sem dúvida, busca alternativas que contribuem para uma aprendizagem agradável e eficaz. Porém, quando o professor não tem motivação, seu trabalho fica comprometido podendo causar mazelas difíceis de curar principalmente nas séries iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com