TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE SUJEITOS

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MESA 11

A PRODUÇÃO DE SUJEITOS:

A TENSÃO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE

PROFª MARIANA

PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE

BRUNA ALVES RANGEL

CRISTIANE CAMPOS ROSA

EVELYN LAISA PINTO

ELAINE SABINO NEVES

FERNANDA DE F. RODRIGUES SETTE

INTRODUÇÃO

Berenice Mendes Bezerra

“A linguagem corrente forma parte do organismo humano e não é menos complicada do que ele.”

(L. Wittgenstein, Tractatus logico-philosophicus, 70, 4.0002)

Talvez a virada do século, talvez a tremenda aceleração do fluxo de informações, a globalização do mercado, a liberalização dos costumes, o avanço da ciência, a autonomia da arte, seja o que for, a verdade é que todos sentimos estar vivendo um período de transição: não somos mais o que fomos e não seremos jamais o que vamos ser.

O intuito desse trabalho é entender esse constante sentimento de mudança na nossa sociedade. Vamos falar sobre o imediatismo e consumismo extremo imposto pelos diversos meios de comunicação.

Vimos que ao longo dos anos a globalização e o aumento do fluxo de informações trouxeram grandes avanços. Estão formando uma sociedade informada, avançada, porém oprimida. Muitas vezes perdida em meio a tantas opções, costumes e rápidas mudanças.

DOS SÍMBOLOS À TELEVISÃO

A escrita foi um grande avanço na história da sociedade, cuja função é informar os pensamentos e as ideias e foi utilizada anteriormente em forma de símbolo por diversos povos.

Saltando pela história a partir do século XIX surge a fotografia, que modifica a visão das pessoas, isso seria o surgimento de mais uma ferramenta científica e arte.

A fotografia muda o olhar de representação da realidade, não mais se depende do dom, do talento e da tradição.

Já avançando para o final desse século, nasce o cinema, que traz consigo a força da representação virtual, lançando moda, costumes, comportamentos e preparação para leitura de novas linguagens e novos textos.

Outro meio de comunicação, é o rádio, que veio para estimular a nossa imaginação.

E finalmente surge a televisão, causando grande desconforte nas pessoas mais antigas.

A forma de se ler o mundo, de se informar foi drasticamente transformado.

SÉCULO XXI

Era da convergência tecnológica. A sociedade está sob essa nuvem de conhecimento e informação interminável e sem finalidade.

Temos diversos meios de comunicação, estamos conectados através de alguns deles o dia inteiro. Não é à toa que sentimos que tudo deveria acontecer pra ontem. É um imediatismo que penetra em nossas vidas através desse turbilhão de informações e numa velocidade assustadora.

Com os aparelhos eletrônicos moderníssimos, o mundo ficou estreito, a informação e a dissipação dessa muito veloz e a mudança dessa mesma informação proporcionalmente direta à essa velocidade.

O mundo não é o mesmo a cada minuto.

 

TENSÃO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE

Estamos falando de comunicação em massa e essa massa não sabe a diferença entre um e outro. De forma genérica, existe um espaço delimitado no rádio e na televisão para a ficção e a realidade.

Para esclarecer, a chamada realidade, é dada nos espaços de jornalismo e informação, já a ficção é dada nos espaços reservados aos filmes, novelas e dramaturgia. Entretanto essa diferença é tênue e por diversas vezes são apresentadas de forma misturada.

A nossa atenção está voltada para a televisão, pois está presente em 90% dos lares sendo única fonte de informação em 45% deles.

O que está sendo visto é a mídia manipulando a forma de transmitir as informações, moldando a população segundo os valores dela. Sem contar com a distorção das notícias, ocultação, a superexposição da violência urbana e a valorização dessas notícias. Além disso, não se vê mais essa linha fina que separa a realidade da ficção. E não há interesse nessa separação. É bom que as pessoas acreditem em tudo o que veem e em tudo o que ouvem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com