TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICANALISE E PSICOLOGIA

Por:   •  14/5/2016  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Embora haja correlação entre os profissionais de psiquiatria, psicologia e psicanalise, existe uma significativa diferença entre o objeto de estudo, e a forma de trabalho dos três profissionais. São ciencias ligadas a saúde mental do individuo, porém, a maneira de intervir e, até mesmo, de compreender o ser humano diferem totalmente.

Na psiquiatria o foco são as patologias. O profissional dessa área é apto a compreender as doenças mentais do seu paciente, e o foco é a cura destas. Este busca sempre a normatização e padronização dos comportamentos, através do modelo médico no qual está inserido. Sendo assim, o psiquiatra tem o papel de compreender doenças mentais, como: ansiedade, depressão, bipolaridade, entre outras. O meio pelo qual o psiquiatra interfere nas patologias de seus pacientes é, maior parte das vezes, diagnosticando-os e prescrevendo medicações para estes.

Por sua vez, o psicologo é o profissional formado em psicologia. Está habilitado para atuar em diferentes áreas, tal como: clinica, escolar, organizacional, social, dentre diversas outras. Diferente do psiquiatra que trata com o uso de medicamentos, cabe ao psicologo o uso de métodos como a psicoterapia, orientação psicologica aos clientes e realização de psicodiagnosticos. Tem o intuito de oferecer, aos que buscam este tipo de ajuda, uma melhor compreensão sobre seus problemas, sentimentos e ações do dia-a-dia, proporcinando, desta maneira uma vida com melhor qualidade na saúde mental, aprendendo novos comportamentos e maneiras de lidar com as situações diárias nas quais existe dificuldade. É apropriada a busca pelo profissional da psicologia, não somente quando existe doenças mentais, mas, também em casos de traumas, crises no clico da vida: perda de alguém proximo, mudanças de vida significativas aonde há dificuldade de adaptação, etc. O objeto de estudo aqui é o homem e seu comportamento, a intervenção é sobre comportamentos e emoções conscientes, as quais são percebidas pelo proprio individuo e são observaveis, em busca de melhorar a relação do individuo com o meio em que vive, tornando menos árduo o processo de adaptação deste na sociedade em que está inserido, e nas questões diárias pelas quais necessita passar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com