TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia: Psicanálise, Gestal, Behaviorismo

Por:   •  31/3/2016  •  Seminário  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação e Psicologia

                                                                     

                                                                             Professora: Carol Teykal

                                                                                Alunos: Lais Boa Sorte

          Rafaela Facondo

               Renata Villaça

               

Psicanálise

[pic 1]

A publicidade capitalista cria nas pessoas desejos e necessidades.

Esta propaganda mostra o exemplo de como publicitários podem envolver e fazer com que as pessoas se integrem ao que está sendo anunciado. Mostra claramente o controle que é possível exercer sobre elas de um modo inconsciente da parte do publico.

Edward Bernays foi quem começou tudo isso, sobrinho do Freud. Após ler alguns livros do tio, que ainda não era muito conhecido nos EUA, ele teve a "brilhante" ideia de utilizar suas descobertas sobre o inconsciente para controlar as massas.

Um exemplo prático de como se deu essa aplicação da Psicanálise é no início do século XX, que para incluir as mulheres entre os seus consumidores do tabagismo foi preciso mudar a imagem através da publicidade. Foi feita uma associação do cigarro a mulheres fortes e independentes fumando. A partir disso as mulheres se tornaram parte do mercado consumidor de tabaco.


Gestaltismo

[pic 2]

Por volta de 1870, alguns estudiosos começaram a pesquisar a percepção humana. Para isso, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt (Psicologia da Boa Forma), um termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de  figura, forma, aparência. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os nossos dias.

A propaganda acima possui um slogan muito famoso “Have a Break Have a Kit Kat”.  Com um conceito de “Have a break”, uma empresa mexicana conseguiu mostrar como o produto Kit Kat pode tornar momentos monótonos em “pausas saborosas”. Através da Lei de Unidade, observamos um movimento semelhante ao de uma barra de chocolate sendo quebrada. Pela Lei de Segregação, o “Have a break” quebraria momentos chatos, como a reunião. A lei de Unificação contribui com uma organização dos elementos que remetem também a uma barra de chocolates. Para apoiar o conteúdo da imagem, temos o elemento cor, fazendo-nos lembrar de chocolate. Também temos o contraste de forma, que ao isolar o fundo (sem elementos) com o objeto central, remete a anatomia da peça para abstrata.

Behaviorismo

[pic 3]

https://www.youtube.com/watch?v=lKKIbaCFYT8

O behaviorismo explica o ser humano como uma máquina. Que tem respostas previsíveis e regulares ao estímulo que o afetam.
No caso da propaganda da
SUNDOWN – TODO DIA, mostra que o Pedro (menino) cria um hábito de pedir todos os dias para que a mãe não passe filtro solar nas orelhas. Assim ele terá a recompensa: que é a Julia que é a menina que ele gosta passe filtro solar nas orelhas dele. Esse é um condicionamento operante, no qual ele cria hábitos, faz a manutenção pelo reforçadas respostas e tem essa resposta por experiências passadas. Afinal todos os dias ele faz isso e todos os dias ele tem a recompensa da menina passar o filtro solar nas orelhas dele ao invés da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (796.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com