TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA COGNITIVA

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido- AV1- T.S.P IV

  1. O que é psicologia cognitiva?

É o estudo de como as pessoas percebem, aprendem, lembram-se e pensam sobre a informação; O psicólogo cognitivo estuda, por exemplo, como as pessoas percebem várias formas, porque se lembram de alguns fatos e outros não e porque aprendem uma língua

  1. Quais métodos os psicólogos cognitivos usam para estudar o modo como as pessoas pensam?

Experimentos de laboratórios

Pesquisa psicológica

Auto- avaliações.

Estudo de caso

Observação Naturalística

Simulações por computador e IA.

  1. Quais são  os antecedentes psicológicos  e filosóficos da Psicologia Cognitiva?

Psicológicos - Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo.

Filosóficos – Racionalismo ( Platão)  e Empirismo ( Aristóteles).

  1. Qual o conceito de percepção?

É o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar.

  1. Quais os fatores que interferem na Percepção

 Os fatores externos mais importantes da atenção são a intensidade (pois a nossa atenção é particularmente despertada por estímulos que se apresentam com grande intensidade e, é por isso, que as sirenes das ambulâncias possuem um som insistente e alto); o contraste (a atenção será muito mais despertada quanto mais contraste existir entre os estímulos, tal como acontece com os sinais de trânsito pintados em cores vivas e contrastantes); o movimento que constitui um elemento principal no despertar da atenção (por exemplo, as crianças e os gatos reagem mais facilmente a brinquedos que se movem do que estando parados); e a incongruência, ou seja, prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal (por exemplo, na praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal).

Os fatores internos que mais influenciam a atenção são a motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam); a experiência anterior ou, por outras palavras, a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos; e o fenômeno social que explica que a nossa natureza social faz com que pessoas de contextos sociais diferentes não prestem igual atenção aos mesmos objetos (por exemplo, os livros e os filmes a que se dá mais importância em Portugal não despertam a mesma atenção no Japão).

  1. Segundo os psicólogos interessados na atenção, sempre que existe um gargalo, os processos cognitivos  precisam selecionar quais fragmentos de informação devem ser atendidos e quais devem ser ignorados. Apresente e explique os modelos de filtro de  Broadbent – Teoria do filtro e Treisman- Teoria da Atenuação.

Teoria do filtro- as informações são selecionadas antes que a mensagem tenha passado por praticamente qualquer processamento. As informações sensoriais passam pelo sistema até que algum gargalo seja alcançado.Nesse ponto, a pessoa escolhe a mensagem que será processada com base em alguma característica física. Ex: Festa- escolha de uma voz para acompanhar baseado nas características físicas, como volume da voz da pessoa que fala, OU o ouvido ( nervos diferentes transportam diferentes frequências vindas de cada ouvido.)

Teoria da Atenuação. Esse modelo admite que certas mensagens seriam enfraquecidas mas não filtradas inteiramente em suas propriedades físicas.

Concentração da atenção nos estímulos que passam pelo filtro. O filtro seleciona qual mensagem deve acompanhar.

  1. Um tipo de teoria trata a atenção visual como se esta fosse um refletor que movimentamos em derredor para focalizar diversas partes do nosso campo visual. Explique a Metáfora do Refletor.

Teoria que trata a atenção visual como se fosse um refletor que movimentamos para focalizar diversas partes do nosso campo visual. Quanto maior o ângulo visual que o refletor abrange, menos é a qualidade do processamento de qualquer parte do campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (822.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com